APLICAÇÃO DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Juliana Sales Vasconcelos Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Amazonas. https://orcid.org/0000-0002-6869-5393
  • José Pinheiro de Queiroz Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.7983

Resumo

RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi aplicar a metodologia Aprendizagem Baseada em projetos de maneira interdisciplinar para promover uma aprendizagem significativa, em que os alunos venham a desenvolver autonomia, senso crítico, habilidades em pesquisas, bem como o trabalho em equipe, motivação pelos estudos, percepção de mundo e de seu papel social. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A pesquisa teve uma etapa de formação dos professores envolvidos, e uma etapa de aplicação com duas turmas de alunos de curso técnico profissionalizante do Instituto Federal do Amazonas. Foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas para obtenção de dados, antes e depois da aplicação da metodologia, sendo estes analisados de maneira qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram que ambas as turmas participantes obtiveram um aumento na média nas disciplinas participantes da pesquisa e uma diminuição no número de faltas comparado ao bimestre anterior. Os professores, assim como os alunos, apontaram como melhoria para a aplicação do método a necessidade de um tempo maior para aplicação e planejamento, bem como a aplicação desta metodologia mais vezes e sua inserção no plano de ensino institucional. 
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos; Metodologias Ativas; Interdisciplinaridade; Educação Profissional e Tecnológica.

Biografia do Autor

Juliana Sales Vasconcelos, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Amazonas.

Mestranda do programa de mestrado em educação profissional e tecnológica - PROFEPT.

José Pinheiro de Queiroz Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professor do Mestrado ProfEPT e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFAM

Downloads

Publicado

14-12-2021

Como Citar

VASCONCELOS, Juliana Sales; DE QUEIROZ NETO, José Pinheiro. APLICAÇÃO DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 21, n. 1, 2021. DOI: 10.25110/educere.v21i1.2021.7983. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7983. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa