ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO ACERCA DA TEORIA DA RELATIVIDADE

Autores

  • Emmanuel Zullo Godinho Docente do Colégio Agrícola de Palotina - Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo
  • Claudineia de Oliveira Martins UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Mara Fernanda Parisoto UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • André Ary Leonel UFPR - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.8032

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar a evolução conceitual dos estudantes submetidos a uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para ensinar conceitos da Teoria da Relatividade Especial (TRE) utilizando simulações especificas. Escolheu-se a área da Relatividade, pois na revisão da literatura em periódicos nacionais e internacionais foram encontrados apenas dez trabalhos que investigam os mecanismos envolvidos no processo de construção de conhecimentos em condições reais de sala de aula. A UEPS proposta por considerar, dentre outros motivos, os subsunçores presentes na estrutura cognitiva do indivíduo, fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa. Desta forma, foram aplicadas, ao longo da implementação da proposta didática, dez questões referentes a TRE para identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Tais resultados foram utilizados para construir a proposta e balizar o processo de ensino-aprendizagem. A UEPS foi implementada em turmas do último ano do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Capitão Leônidas Marques-PR. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a pesquisa qualitativa, que foi realizada a partir dos procedimentos de análise do conteúdo e delas obtida uma diversidade de categorias. Na parte inicial da pesquisa, identificou-se que a maioria dos alunos possuem conhecimentos prévios sobre relatividade, no entanto, essas concepções apresentam erros epistemológicos e visões deformadas da ciência. Depois da implementação da UEPS, a maioria dos alunos mostrou indícios de Aprendizagem Significativa de conceitos da TRE.

Biografia do Autor

Emmanuel Zullo Godinho, Docente do Colégio Agrícola de Palotina - Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo

Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista - ESAPP. Mestre em Bioenergia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Doutorando em Agronomia na Universidade Estadual Paulista - UNESP. Pós graduado pela Fundação Getúlio Vargas FGV-RJ com MBA em Gestão Internacional em Agribusiness. Graduado com Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UTFPR. Conhecimento dos programas de estatística e modelagem: Statistica, Action, Origin e Maple. Analista Técnico certificado pela Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais - APIMEC. Certificado como operador de mesa do mercado financeiro pela BM&FBOVESPA. Certificado com CPA 20 pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - ANBIMA (2013). Certificado pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias - ANCORD (2007) como Agente Autônomo de Investimentos. Possui experiência como docente no ensino fundamental, médio, graduação e pós graduação.

Downloads

Publicado

14-12-2021

Como Citar

Godinho, E. Z., de Oliveira Martins, C., Fernanda Parisoto, M., & Ary Leonel, A. (2021). ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO ACERCA DA TEORIA DA RELATIVIDADE. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 21(1). https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.8032

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa