ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO ACERCA DA TEORIA DA RELATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.8032Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar a evolução conceitual dos estudantes submetidos a uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para ensinar conceitos da Teoria da Relatividade Especial (TRE) utilizando simulações especificas. Escolheu-se a área da Relatividade, pois na revisão da literatura em periódicos nacionais e internacionais foram encontrados apenas dez trabalhos que investigam os mecanismos envolvidos no processo de construção de conhecimentos em condições reais de sala de aula. A UEPS proposta por considerar, dentre outros motivos, os subsunçores presentes na estrutura cognitiva do indivíduo, fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa. Desta forma, foram aplicadas, ao longo da implementação da proposta didática, dez questões referentes a TRE para identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Tais resultados foram utilizados para construir a proposta e balizar o processo de ensino-aprendizagem. A UEPS foi implementada em turmas do último ano do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Capitão Leônidas Marques-PR. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a pesquisa qualitativa, que foi realizada a partir dos procedimentos de análise do conteúdo e delas obtida uma diversidade de categorias. Na parte inicial da pesquisa, identificou-se que a maioria dos alunos possuem conhecimentos prévios sobre relatividade, no entanto, essas concepções apresentam erros epistemológicos e visões deformadas da ciência. Depois da implementação da UEPS, a maioria dos alunos mostrou indícios de Aprendizagem Significativa de conceitos da TRE.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.