USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO (1997-2019)

Natália de Paiva Diniz, Alice Assis

Resumo


Este artigo apresenta um levantamento das produções desenvolvidas na área de Ensino de Ciências que reportam o uso de textos de divulgação científica no contexto da formação inicial e continuada de professores no período de 1997 a 2019 em anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e em periódicos da área. Foram analisados os seguintes aspectos nos trabalhos: contexto de desenvolvimento da formação (inicial ou continuada); objetivos didáticos; tipos de textos e estratégias utilizadas; e contribuições e dificuldades relacionadas ao uso desses materiais. Os resultados revelam o papel fundamental do professor na escolha e implementação desses textos em sua prática pedagógica. Portanto, é necessária a familiaridade dos professores com esse material, para que possam realizar escolhas adequadas com relação a sua implementação em sala de aula.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.8198

Esse periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR