USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO (1997-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.8198

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento das produções desenvolvidas na área de Ensino de Ciências que reportam o uso de textos de divulgação científica no contexto da formação inicial e continuada de professores no período de 1997 a 2019 em anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e em periódicos da área. Foram analisados os seguintes aspectos nos trabalhos: contexto de desenvolvimento da formação (inicial ou continuada); objetivos didáticos; tipos de textos e estratégias utilizadas; e contribuições e dificuldades relacionadas ao uso desses materiais. Os resultados revelam o papel fundamental do professor na escolha e implementação desses textos em sua prática pedagógica. Portanto, é necessária a familiaridade dos professores com esse material, para que possam realizar escolhas adequadas com relação a sua implementação em sala de aula.

Biografia do Autor

Natália de Paiva Diniz, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação em Ciência pela Universidade Federal de Itajubá. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru.

Alice Assis, Universidade Estadual Paulista

Professora Doutora do Departamento de Física e Química, Universidade Estadual Paulista – UNESP/Guaratinguetá.

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

de Paiva Diniz, N., & Assis, A. (2021). USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO (1997-2019). Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 21(2). https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.8198

Edição

Seção

Artigos de Revisão