A INTERAÇÃO CRIANÇA-EDUCADOR EM CONTEXTO DE CRECHE: APRENDENDO NUMA REDE DE AFETOS

Autores

  • Maria Isabel Pinto Simões Dias

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i2.2022.9079

Resumo

Este artigo teórico visa refletir sobre o papel da interação criança-educador em contexto de creche e o significado desta relação no desenvolvimento/aprendizagem da criança. Entendendo a creche como um contexto educativo de relações afetivas e interações, sustenta-se em dados advindos das neurociências para discutir a vertente emocional no processo de desenvolvimento/aprendizagem. Os dados levantados sugerem que, em creche, a interação criança/educador constitui-se como uma rede de afetos que permite à criança significar as suas ações e o mundo que a rodeia. É este envolvimento (relacional e interativo), sustentado em vínculos afetivos, que ampara o processo de desenvolvimento/aprendizagem da criança.

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

DIAS, Maria Isabel Pinto Simões. A INTERAÇÃO CRIANÇA-EDUCADOR EM CONTEXTO DE CRECHE: APRENDENDO NUMA REDE DE AFETOS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 2, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i2.2022.9079. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9079. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos