JOGOS EDUCACIONAIS PARA ENSINAR INGLÊS: A PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE - DO CONCEITO À PRÁTICA

Autores

  • Suzete Verginia de Souza Reiter
  • Everton Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-009

Palavras-chave:

Inglês como Língua Franca, Interculturalidade, Jogos Educativos, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

Esse artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino da Língua Inglesa (LI) na perspectiva do Inglês como Língua Franca (ILF) e Interculturalidade, tendo o jogo por recurso interativo e colaborativo de aprendizagem significativa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e qualitativa tendo por base Rajagopalan (2011), Byram (2002), Siqueira e Barros (2013), Kishimoto (1996), Huizinga (2000), Hadfields (1999), Jenkins (2007), Kachru (1982), Kachru (1992), Byram, Gribkova e Starkey (2002), Corbett (2003), Vygostky, (1988), Hadfields (1999), Leffa (2001), estabelecendo relações entre teoria e prática dada a relevância da temática. Conclui-se que apesar de ser uma área de pesquisa muito vasta e ainda pouco explorada, é possível vislumbrar abordagens capazes de unir as expectativas de docentes e discentes no processo de ensinar e aprender conteúdos específicos do currículo escolar através de recursos além dos tradicionais.

Referências

BYRAM, M, J; GRIKOVA, B; STARKEY, H. Developing The Intercultural Dimension in Language Teaching. Estrasburgo: Council of Europe, 2002.

CORBETT, J. An intercultural approach to English language teaching. Clevedon: Multilingual Matters, 2003.

FARREL, Thomas; MARTIN, Sonia. To teach Standard English or World Englishes? A Balanced Approach to Instruction. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ923448. Acesso em: 15 nov. 2021.

HADFIELDS, Jill. Beginners’ Communication Games. 2nd edition. London: Longman. 1999. Disponível em: https://shortest.link/27Ng. Acesso em 10 nov. 2021.

HUIZINGA, J. Homo Ludens; o jogo como elemento de cultura. 4a. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

JENKINS, J. English as a Lingua Franca: Attitude and Identity. New York: Oxford, 2007.

KACHRU, Braj. Models for Non-Native Englishes, in: KACHRU, Braj. (org.). The Other Tongue – English Across Cultures. Urbana: University of Illinois Press, 1992

KACHRU, Braj. Standards. Codifications and Sociolinguistic Realism: The English Language in the Outer Circle, in: QUIRK, R. e WIDDOWSON, H. W. (orgs.). English in the World: Teaching and Learning the Language and Literatures. Cambridge: Cambridge University Press, 1995

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.

LEFFA, V. J. Aspectos políticos na formação do professor de línguas estrangeiras. IN: LEFFA, Vilson J. (Org.) O professor de línguas estrangeiras construindo a profissão. Pelotas, 2001, v.1, p. 333-355.

LOPES, Rodrigo Smaha; BAUMGARTNER, Carmen Teresinha. Inglês como língua franca: explicações e implicações. The Especialist, [s. l], v. 40, n. 2, p. 1-13, 2019. Semestral. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/esp/article/view/37053>. Acesso em: 20 nov. 2021.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Métodos de ensino de inglês: teorias, práticas, ideologias. São Paulo: Parábola, 2014. 216 p.

RAJAGOPALAN, K. O “World English”: um fenômeno muito mal compreendido. In: GIMENEZ, T.; CALVO, L.; EL KADRI, M. (Org.). Inglês como língua franca: Ensino aprendizagem e formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, p. 45-57.

SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel; BARROS, Kelly. Por um Ensino Intercultural de Inglês como Língua Franca. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 48, p. 5-39, 2013. Semestral. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330265772. Acesso em: 29 nov. 2021.

UNESCO. 1953. The use of vernacular languages in education. Monographs on fundamental education – VIII. Paris: UNESCO.

VYGOTSKY, L.S. A Formação social da mente. 2. ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1988. 168 p.

Downloads

Publicado

21-07-2023

Como Citar

REITER, Suzete Verginia de Souza; RIBEIRO, Everton. JOGOS EDUCACIONAIS PARA ENSINAR INGLÊS: A PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE - DO CONCEITO À PRÁTICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 659–673, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-009. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9162. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos