PENSAMENTO METACOGNITIVO DE ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA MEDIADA POR UM GAME EDUCACIONAL DIGITAL

Autores

  • Marcio Antonio Sales Venancio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Elmara Pereira de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Patrícia Martins de Freitas Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-020

Palavras-chave:

Metacognição, Matemática, Games, Aprendizagem por Descoberta

Resumo

Esse artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa de tipo exploratória que objetivou analisar as manifestações do pensamento metacognitivo de estudantes quando submetidos a uma situação de aprendizagem matemática mediada por um game educacional digital, chamado Fazendinha Matemática. Dado ao período da pesquisa ter atravessado a crise pela pandemia do Covid-19, os dados foram produzidos de maneira remota, participando quatro estudantes do ensino fundamental de escolas privadas do município de Vitória da conquista, Bahia, Brasil. Os dados foram analisados à luz das teorias sobre Metacognição e Aprendizagem por Descoberta. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes pesquisados fizeram uso de processos metacognitivos durante a realização do jogo; que suas estratégias metacognitivas se mostraram diversificadas e manifestadas por meio do conhecimento sobre a própria cognição, estratégias de meta-atenção, de meta-memória e de automonitoramento, regulação metacognitiva e feedback. Entre as conclusões pode-se dizer que é possível incentivar atividades que favoreçam o uso de recursos como jogos educacionais digitais para contribuir com a exploração de estratégias metacognitivas no ambiente escolar.

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Publicado

29-09-2023

Como Citar

Venancio, M. A. S., Gusmão, T. C. R. S., de Souza, E. P., & de Freitas, P. M. (2023). PENSAMENTO METACOGNITIVO DE ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA MEDIADA POR UM GAME EDUCACIONAL DIGITAL. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(3), 1345–1387. https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-020

Edição

Seção

Artigos