PENSAMENTO METACOGNITIVO DE ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA MEDIADA POR UM GAME EDUCACIONAL DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-020Palavras-chave:
Metacognição, Matemática, Games, Aprendizagem por DescobertaResumo
Esse artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa de tipo exploratória que objetivou analisar as manifestações do pensamento metacognitivo de estudantes quando submetidos a uma situação de aprendizagem matemática mediada por um game educacional digital, chamado Fazendinha Matemática. Dado ao período da pesquisa ter atravessado a crise pela pandemia do Covid-19, os dados foram produzidos de maneira remota, participando quatro estudantes do ensino fundamental de escolas privadas do município de Vitória da conquista, Bahia, Brasil. Os dados foram analisados à luz das teorias sobre Metacognição e Aprendizagem por Descoberta. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes pesquisados fizeram uso de processos metacognitivos durante a realização do jogo; que suas estratégias metacognitivas se mostraram diversificadas e manifestadas por meio do conhecimento sobre a própria cognição, estratégias de meta-atenção, de meta-memória e de automonitoramento, regulação metacognitiva e feedback. Entre as conclusões pode-se dizer que é possível incentivar atividades que favoreçam o uso de recursos como jogos educacionais digitais para contribuir com a exploração de estratégias metacognitivas no ambiente escolar.
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