O ENSINO DO VOLEIBOL SENTADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Renato Júlio Ferreira Mendes Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO)
  • Flórence Rosana Faganello Gemente Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Sérgio de Almeida Moura Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Ana Paula Salles da Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-018

Palavras-chave:

Ensino, Voleibol Sentado, Educação Física, Escola

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as produções científicas sobre o ensino do voleibol sentado em aulas de Educação Física na escola entre os anos de 2000 a 2022. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontradas cinco produções científicas com finalidades distintas relacionadas ao ensino da modalidade. Os resultados indicam que o voleibol sentado tem sido abordado a partir de concepções teóricas e estratégias metodológicas diversificadas. No entanto, o número de estudos a respeito da inserção desta modalidade na Educação Física escolar é muito restrito.

Referências

ANTUNES, Marcelo Moreira. O esporte adaptado na escola: reflexões a partir da produção acadêmica nacional. e-Mosaicos, v. 9, n. 20, p. 30-42, 2020.

BELOUSOV, Lev. Paralympic sport as a vehicle for teaching tolerance to young people. Moscow, Russia. Annual International Scientific Conference Early Childhood Care and Education. p. 46 – 52, 2016.

BORELLA, Douglas Roberto. Atividade Física Adaptada no contexto das matrizes curriculares dos cursos de Educação Física. 2010. 166f. (Tese de Doutorado) Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, São Carlos.

BORGMANN, Tiago. O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores: o caso do goalball e do voleibol sentado. 2013. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. Campinas.

BORGMANN, Tiago; PENA, Luís Gustavo de Souza; ALMEIDA, José Júlio Gavião de. O ensino do voleibol sentado nas aulas de Educação Física escolar. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 17, n. 02, 2016.

CARVALHO, Camila Lopes; ARAÚJO, Paulo Ferreira; GORLA, José Irineu. Voleibol sentado: do conhecimento à iniciação da prática. Conexões, v. 11, n. 2, p. 97-126, 2013..

CORREIA, Paulo Murilo Correia. Esporte Adaptado como ferramenta educacional na conscientização sobre a Deficiência: Estudo de caso com estudantes do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Graduação em Educação Física, Florianópolis.

CPB. Código Nacional de Classificação esportiva paralímpica – CNCEP: Regras, políticas e procedimentos de classificação esportiva paralímpica. 2023. Disponível em: https://www.cpb.org.br/upload/link/25750e490faf4dffbaa6f985928e35d6.pdf

CUNHA, L. M. O esporte adaptado como conteúdo nas aulas de educação física. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos, Vitória.

ESCOBAR, Micheli Ortega. Cultura corporal na escola: tarefas da educação física. Motrivivência, v. 7, n. 8, p. 91-100, 1995.

FAGUNDES, Felipe. Voleibol sentado e Educação Física escolar: possibilidades pedagógicas a partir da Praxiologia Motriz. Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, 2016.

GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, 2014.

GIOIA, Fernanda Menegassi; SILVA, Paula Ferreira Rodrigues; PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa. Voleibol sentado: uma reflexão bibliográfica e histórica. Revista Digital Lecturas: Educación Fisica Y Desportes, Buenos Aires, v. 13, n. 125, 2008.

GONÇALVES, Hortência Abreu; NASCIMENTO, Marilene; NASCIMENTO, Kathia. Revisão Sistemática e Metanálise Níveis de Evidência e Aplicabilidade em Pesquisa Científica. CIAIQ2015, v. 2, 2015.

HAIACHI, Marcelo de Castro et al. Indicadores de desempenho no voleibol sentado. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, p. 335-343, 2014.

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. Esporte e escola: proposta para uma ressignificação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas.

MELLO, Anahi Guedes de. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência & saúde coletiva, v. 21, p. 3265-3276, 2016.

MIRON, Edison Martins. Da pedagogia do jogo ao voleibol sentado: possibilidades inclusivas na Educação Física Escolar. 2011. 234f. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, São Carlos.

NASCIMENTO, Karina Patrício et al. A formação do professor de Educação Física na atuação profissional inclusiva. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 3, 2007.

RIBEIRO, Sonia Maria. O esporte adaptado e a inclusão de alunos com deficiências nas aulas de educação física. 2009. 169f. Tese de Doutorado. Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Ciências Humanas, Piracicaba.

RODRIGUES, Fabiana Passos. Qualidade de vida e motivação de atletas paralímpicos na modalidade Goalball, Voleibol Sentado e Bocha. Revista Científica UMC, v. 3, n. 3, 2018.

SALERNO, Marina Brasiliano; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Esporte adaptado como tema da educação física escolar. Conexões, v. 6, p. 212-221, 2008.

SANCHOTENE, Vitória Crivellaro. Percursos e memórias esportivas das atletas da seleção brasileira feminina de voleibol sentado. 2019. 90f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre.

SANCHOTENE, Vitória Crivellaro; MAZO, Janice Zarpellon. Voleibol sentado: análise da produção científica brasileira. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 563-574, 2018.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações/Dermeval Saviani-11.ed.rev. — Campinas, SP: Autores Associados, 2011. — (Coleção educação contemporânea).

SOMBRIO, G. de. S.; PEREIRA, A. Educação infantil e as metodologias ativas: uma revisão de literatura. EDUCERE–Revista de Educação, Umuarama, v. 22, n. 1, p. 170-186. 2022.

SOUZA, Cícera Andréia de; MACHADO, Rafaella Rigues. Possibilidades para a transformação do esporte em aulas de Educação Física: uma experiência com o voleibol sentado. Biomotriz, v. 8, n. 2, 2014.

Downloads

Publicado

26-09-2023

Como Citar

MENDES, Renato Júlio Ferreira; GEMENTE, Flórence Rosana Faganello; MOURA, Sérgio de Almeida; DA SILVA, Ana Paula Salles. O ENSINO DO VOLEIBOL SENTADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1307–1327, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-018. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9670. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos