PERCEPÇÃO E DIFICULDADES DAS PROFESSORAS ACERCA DA SALA DE RECURSO UTILIZADA NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Denise Caroline Feitosa
  • Gerardo Maria de Araújo Filho

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-006

Palavras-chave:

Sala de Recurso, Educação, Assistência, Crianças Deficientes

Resumo

A pulsante necessidade de acolher com qualidade as crianças com deficiência no ensino regular fez com que o Ministério da Educação criasse o “Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais”. Objetivo: Analisar a sala de recurso de crianças com deficiência e suas tecnologias na percepção das docentes. Método: Participaram da pesquisa 6 professoras especialistas e 14 pais. Os instrumentos utilizados foram: um questionário para os educadores, dois questionários destinados aos pais. Resultados: Esta pesquisa demostrou a precariedade tecnológica que as escolas enfrentam e as amplas dificuldades enfrentadas na aprendizagem. Conclusão: Ainda é preciso percorrer um longo caminho para que o aprendizado ocorra de forma satisfatória e implantados os recursos educacionais necessários. Desta forma, apresenta-se como necessária mobilização social para que o Poder Público cumpra seu dever no âmbito do ensino municipal e estadual.

Referências

ALEXANDRE, Ana Maria Cosvoski; LABRONICI, Liliana Maria; MAFTUM, Mariluci Alves; MAZZA, Verônica de Azevedo. Mapa da rede social de apoio às famílias para a promoção do desenvolvimento infantil. Rev. Esc. Enferm. USP, v. 46, n. 2, p. 272-279, 2012.

ALMEIDA, Fernando José. Computador, escola e vida: aprendizagem e tecnologias dirigidas ao conhecimento. São Paulo: Editora Cubzac, 2007. 96 p. (p. 24-30).

ALVES, Ana Paula Ribeiro, SILVA, Nilson Rogério, A pessoa com deficiência intelectual e a inserção profissional: a percepção da família - Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v.23, n.1, p.110-137, 2023. ISSN 1982-1123

ARAÚJO, Maria Auxiliadora Ferreira; SILVA, Raiara Aguiar; MELO, Etelvina Sampaio; SILVA, Maria Adelane Monteiro da; MAZZA, Verônica de Azevedo; FREITAS, Cibelly Aliny Siqueira Lima. Redes sociais de apoio e famílias de crianças com deficiência: uma revisão integrativa. In: 7º Congresso Ibero-Americano de investigação qualitativa, 10 a 13 de julho de 2018, Fortaleza, CE. Atas CIAIQ2018, Investigação Qualitativa em Saúde, v. 2, p. 585-594, 2018.

BARBIERI, Mayara Caroline; BROEKMAN, Gabriela Van Der Zwaan; SOUZA, Renata Olzon Dionysio de; LIMA, Regina Aparecida Garcia de; WERNET, Monika; DUPAS, Giselle. Rede de suporte da família da criança e adolescente com deficiência visual: potencialidades e fragilidades. Ciência Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, p. 3213-3223, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. 279 p.

BASTOS, Olga Maria; DESLANDES, Suely Ferreira. A experiência de ter um filho com deficiência mental: narrativas de mães. Caderno de Saúde Pública, v. 24, n. 9, p. 2141-2150, set. 2008.

BERG, Amanda Silva Pereira. As tecnologias a favor das pessoas com necessidades educacionais especiais. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Comunicação) – Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2013.

BERSCH, Rira Introdução à tecnologia assistiva. [Internet], ASSISTIVA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, Porto Alegre, RS, 2017. 20 p. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria Normativa n. 13, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a criação do “Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais”. Diário Oficial da União, de 26.4.2007. Brasília, DF: MEC, 2007.

______. Conselho Nacional da Saúde (CNS). Resolução 466/12, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, de 13 jun. 2013, seção 1, p. 59. Brasília, DF: CNS, 2012.

CERQUEIRA, Mércia Mascarenhas Fernandes; ALVES, Rafanielly de Oliveira; AGUIAR, Maria Geralda Gomes. Experiências vividas por mães de crianças com deficiência intelectual nos itinerários terapêuticos. Ciênc. saúde coletiva, v. 21, n. 10, p. 3223-3232, 2016.

CHAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Concepções de professores acerca dos fatores que dificultam o processo da educação inclusiva. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 355-364, set./dez. 2009.

CORREA, Daniela Alves; ALMEIDA, Josefina Ferreira Santos; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz. Atendimento educacional especializado e sala de recursos multifuncionais: sinônimo de Inclusão escolar. In: 10º Encontro Internacional de Formação de Professores – Enfope; 11º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional – Fopie, de 15 a 19 maio de 2017, Aracaju, Sergipe. Anais... Aracaju, SE, Universidade Tiradentes, v. 10, n. 1, 2017.

DEHGHAN, Leila; DALVANDI, Asghar; RASSAFIANI, Mehdi; HOSSEINI, Seyed Ali; DALVAND, Hamid; BAPTISTE, Sue. Social participation experiences of mothers of children with cerebral palsy in an Iranian context. Aust Occup Ther J, v. 62, n. 6, p. 410-419, 2015 Dec.

DENARI, Fátima Elizabeth. Um (novo) olhar sobre a formação do professor de educação especial: da segregação à inclusão. In: RODRIGUES, David (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Editora Summus, 2006. p. 35-63.

FERREIRA, Maria de Fatima Matos; VICENTI, Terezinha. O processo de inclusão do aluno deficiente no ensino regular pública na última década no Brasil. 2017. 21 f. Artigo (Especialização em Educação Especial) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2017.

FERREIRA, Vivianne Cristinne Marinho Freitas. Avaliação escolar de alunos autistas: um estudo sobre a relação escola-família em uma instituição pública de ensino do município de Belém - Pará. 2015. 181 F. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2015.

FOLQUE, Maria Assunção. Educação infantil, tecnologias e cultura. Pátio Educação Infantil, v. 9, n. 28, p. 8-11, jul./set. 2011.

GOITEIN, Paula Cruz; CIA, Fabiana. Interações familiares de crianças com necessidades educacionais especiais: revisão da literatura nacional. Psicol. Esc. Educ., v. 15, n .1, p. 43-51, jun./jun. 2011. (Revista Semestral)

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_religiao_defi-ciência/default_caracteristicas_religiao_deficiencia.shtm. Acesso em: 13 mar. 2023.

LOURENÇO, Gerusa Ferreira. Protocolo para avaliar a acessibilidade ao computador para alunos com paralisia cerebral. 2008. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, SP, 2008.

MACHADO, Rosângela; BERSCH, Rita de Cassia Reckziegel. Tecnologias Assistidas – TA: aplicações na educação. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2010.

MAIA FILHO, Antônio Luiz Martins; NOGUEIRA, Louyse Amanda Nascimento Morais; SILVA, Kamila Cristiane Oliveira; SANTIAGO, Roberta Fortes. A importância da família no cuidado da criança autista. Rev. Saúde em Foco, Teresina, v. 3, n. 1, art. 1, p. 66-83, jan./jun. 2016.

MARTINS, Onilza Borges; MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. As tecnologias digitais na escola e a formação docente: representações, apropriações e práticas. Revista Electrónica “Actualidades Investigativas em Educación”, v. 14, n. 3, 2014.

MATOS, Bianca Emília de; CARVALHO, Laís Emanuele Pereira de. O desenvolvimento psicossocial da criança com síndrome de Down na perspectiva da família: desafios e possibilidades. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, MG, 2018.

OLIVEIRA, Camila Dias de. Recursos de tecnologia assistiva digital para pessoas com deficiência sensorial: uma análise na perspectiva educacional. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, SP, 2016.

OLIVEIRA, Emília de Faria; LIMONGI, Suelly Cecilia Olivan. Qualidade de vida de pais/cuidadores de crianças e adolescentes com síndrome de Down. J Soc Bras Fonoaudiol., v. 3, n. 4, p. 321-327, 2011. P1. Relato. Fernandópolis (São Paulo), 6 Jun. 2019.

P2. Relato. Fernandópolis (São Paulo), 6 Jun. 2019.

P3. Relato. Fernandópolis (São Paulo), 8 Jun. 2019.

P4. Relato. Fernandópolis (São Paulo), 6 Jun. 2019.

P5. Relato. Fernandópolis (São Paulo), 5 Jun. 2019.

P6. Relato. Fernandópolis ( São Paulo), 10 Jun. 2019.

PACCOLA BLANCO, Ozana das Graças; FARAH NAVAJAS, Paulo. Neurociência e os cinco sentidos na educação. Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 361-368, mar./jun. 2017.

PORTO, Patrícia Padilha; LOPES, Esther; MARQUEZINE, Maria Cristina; LEONESSA, Viviane Tramontina. A sala de recursos multifuncional na visão de gestores municipais. In: VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Londrina, de 5 a 7 novembro de 2013, Londrina, PR. Anais... Londrina, 2013. p. 3436-3447.

RAMIRES, Cristhiene Montone Nunes; BANCO-BARREIRA, Fátima Cristina Alves; PELUSO, Érica Toledo Piza. Fatores relacionados à qualidade de vida de pais de crianças com deficiência auditiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21 n. 10, p. 3245-3252, 2016.

SANTOS, Carla Chiste Tomazoli; MIRANDA, Chadya Samia Soares Pacondes de; SILVA, Kelly de Jesus Menezzes da; PINTO, Maria Fernanda Proença; COSTA, Aline Santos da; MORAES FILHO, Iel Marciano de. Estresse emocional em famílias de crianças com necessidades especiais - revisão bibliográfica. Rev Inic Cient e Ext., v. 1, especial 2, p. 247-249, 2018.

SILVA, Andrea Oliveira da; NAKANAMI, Célia Regina; TAMURA, Mirna Yae Yassuda; LOPES, Márcia Caires Bestilleiro; MESSA, Alcione Aparecida; BOTELHO, Nara Lúcia Poli. Grupo terapêutico de apoio psicológico para crianças em habilitação/reabilitação visual: contribuições ao desenvolvimento social. Psicol. Hosp., São Paulo, v. 15, n. 1, p. 24-42, jan./jun. 2017.

SILVA, Carla Cilene Baptista da; RAMOS, Luíza Zonzini. Reações dos familiares frente à descoberta da deficiência dos filhos. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, v. 22, n. 1, p. 15-23, 2014.

SOARES, Ítalo de Souza; HONORATO, F Felipe Henrique Marques; MENEGUELLI, Fábio da Silva; PORTILHO, Wanderson do Amaral. A influências dos meios tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. Revista Educação, Meio Ambiente e Saúde, v. 6, n. 4, p. 80-81, 2016.

SOARES, Mariane de Araújo. O espelho em duas faces: reflexo do papel de pais e professores na escolarização de crianças com deficiência visual nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2019.

Downloads

Publicado

21-07-2023

Como Citar

Feitosa, D. C., & de Araújo Filho, G. M. (2023). PERCEPÇÃO E DIFICULDADES DAS PROFESSORAS ACERCA DA SALA DE RECURSO UTILIZADA NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(2), 610–625. https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-006

Edição

Seção

Artigos