PERCEPÇÃO E DIFICULDADES DAS PROFESSORAS ACERCA DA SALA DE RECURSO UTILIZADA NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Denise Caroline Feitosa
  • Gerardo Maria de Araújo Filho

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-006

Palavras-chave:

Sala de Recurso, Educação, Assistência, Crianças Deficientes

Resumo

A pulsante necessidade de acolher com qualidade as crianças com deficiência no ensino regular fez com que o Ministério da Educação criasse o “Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais”. Objetivo: Analisar a sala de recurso de crianças com deficiência e suas tecnologias na percepção das docentes. Método: Participaram da pesquisa 6 professoras especialistas e 14 pais. Os instrumentos utilizados foram: um questionário para os educadores, dois questionários destinados aos pais. Resultados: Esta pesquisa demostrou a precariedade tecnológica que as escolas enfrentam e as amplas dificuldades enfrentadas na aprendizagem. Conclusão: Ainda é preciso percorrer um longo caminho para que o aprendizado ocorra de forma satisfatória e implantados os recursos educacionais necessários. Desta forma, apresenta-se como necessária mobilização social para que o Poder Público cumpra seu dever no âmbito do ensino municipal e estadual.

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Publicado

21-07-2023

Como Citar

FEITOSA, Denise Caroline; DE ARAÚJO FILHO, Gerardo Maria. PERCEPÇÃO E DIFICULDADES DAS PROFESSORAS ACERCA DA SALA DE RECURSO UTILIZADA NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 610–625, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-006. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9982. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

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Artigos