A INFLUÊNCIA DE CULTIVARES DE AMOREIRAS ADUBADAS SOBRE CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS E PRODUTIVAS DO BICHO-DA-SEDA (Bombyx mori L.)

Autores

  • Roxelle Ethienne Ferreira Munhoz
  • Tiago de Almeida Mendes
  • Edson Tiago Reginato
  • Geraldo Gomes Neto
  • Tiago Rafael Davies
  • Juliana Pereira Bravo
  • Maria Aparecida Fernandez

Resumo

A cultura da amoreira (Morus alba L.) é essencial para a manutenção dos barracões de criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.). A qualidade nutricional das folhas relaciona-se diretamente com a produção dos casulos, e consequentemente na renda final do produtor. Este artigo tem como objetivo avaliar a influência da adubação química e orgânica, sobre o desenvolvimento das plantas de amora de três diferentes genótipos quanto a caracteres biológicos e produtivos de bicho-da-seda. Para isso,  foi aplicado adubo químico NPK, esterco de galinha e uma testemunha para cada um dos genótipos avaliados. Foram coletadas informações referentes à biomassa fresca, biomassa seca das amoreiras, peso e comprimento da lagarta, peso da glândula sericígena, peso e teor de seda dos casulos. A cultivar FM 86 apresentou maior desempenho produtivo, independentemente do tipo de adubação. Os caracteres biológicos e produtivos foram influenciados pelos tratamentos, no entanto, a variável que apresenta maior importância econômica, o teor líquido de seda nos casulos obteve médias estatisticamente semelhantes entre os genótipos de amoreiras submetidas aos diferentes tratamentos.

Downloads

Como Citar

Munhoz, R. E. F., Mendes, T. de A., Reginato, E. T., Neto, G. G., Davies, T. R., Bravo, J. P., & Fernandez, M. A. (2010). A INFLUÊNCIA DE CULTIVARES DE AMOREIRAS ADUBADAS SOBRE CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS E PRODUTIVAS DO BICHO-DA-SEDA (Bombyx mori L.). Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 12(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/2966

Edição

Seção

Artigos