Alternativas ao uso de animais como recurso didático

Autores

  • Marcos Magalhães
  • Henrique Ortêncio Filho

Resumo

A utilização de animais como recurso didático no ensino superior tem sido muito discutida. Tal fato se deve em
função de muitos alunos e professores consideram que essas práticas vão contra seus pressupostos éticos e morais, além dos
problemas de ordem psicológica que estas podem ocasionar. O debate acerca desse assunto tem aumentado muito nas últimas
décadas, enquanto grupos de proteção aos animais têm tentado e conseguido com sucesso convencer muitas universidades
pelo mundo a abolirem a utilização de animais de laboratório com fi ns didáticos, ou restringirem o seu uso ao mínimo
necessário. Porém, para que animais deixem de ser utilizados para essa fi nalidade, torna-se necessária uma busca por recursos
alternativos que propiciem aprendizado efi ciente e satisfatório. Estes existem e incluem cadáveres e tecidos animais obtidos
de fontes éticas; vídeos que podem ser gravados em situações reais; modelos, manequins e simuladores; multimídia; trabalho
clínico com pacientes animais; auto-experimentação; laboratórios in vitro; estudos de campo e aprendizado baseado em casos.
Vários estudos comprovam a efi cácia do aprendizado proporcionado por tais métodos. Com relação ao custo de implantação,
embora este possa ser maior no início, acaba por torná-los economicamente viáveis, por reduzir custos com a manutenção de
animais em biotérios, anestésicos e outros medicamentos. Assim, é possível concluir que a utilização de métodos alternativos
ao uso nocivo de animais é ética, efi caz e economicamente viável.

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Publicado

18-01-2008

Como Citar

MAGALHÃES, Marcos; FILHO, Henrique Ortêncio. Alternativas ao uso de animais como recurso didático. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 9, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/358. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos