RELAÇÃO DOS MÚSCULOS PAPILARES COM OS SEGMENTOS ANÁTOMO-CIRÚRGICOS DO VENTRÍCULO ESQUERDO E RAMOS MARGINAIS DA ARTÉRIA CORONÁRIA ESQUERDA EM CÃES (Canis familiaris, Linnaeus, 1758)

Autores

  • Luiz Henrique Gil Bolfer
  • Maria Aparecida de Alcântara
  • James Newton Bizetto Meira de Andrade
  • Gregório Corrêa Guimarães
  • Ambires Cecílio Riella – in memorian
  • Letícia Fanucchi
  • Fernando Ribeiro dos Santos

Resumo

Em 20 corações de cães sem raça definida estudou-se a morfologia e a relação dos músculos papilares do ventrículo esquerdo com os segmentos anátomo-cirúrgicos e ramos marginais da artéria coronária esquerda na superfície externa do ventrículo esquerdo. O objetivo foi oferecer condições de localizá-los por meio da superfície externa do ventrículo esquerdo, evitando incluí-los no segmento muscular plicado ou seccionado. Após serem lavados, os corações foram fixados e conservados em solução de formol a 10%. Com auxílio de alfinetes, cada músculo papilar foi dividido transversalmente em 3 porções: dorsal, média e ventral. A artéria circunflexa emite ramos marginais ventricular caudo-lateral esquerdo (VCLE), intermédio (RI) e ventricular caudo-lateral direito (VCLD). No ventrículo esquerdo estão presentes os músculos papilares subauricular e subatrial. Em todas as preparações, o músculo papilar subauricular relacionou-se com o segmento anátomo-cirúrgico vascular ventricular ventral esquerdo (III); o músculo papilar subatrial com o segmento anátomo-cirúrgico vascular ventricular ventral direito (V) em 13 casos (65,0%); com o segmento anátomo-cirúrgico vascular ventricular marginal esquerdo (IV) em 3 peças (15,0%); com ambos os segmentos IV e V em 4 casos (20,0%). Nas 20 preparações (100%), o músculo papilar subauricular relacionou-se com o ramo VCLE e o músculo papilar subatrial relacionou-se com os ramos RI e VCLD em 18 peças (90,0%). Os músculos papilares apresentaram-se de três maneiras: simples, com uma ramificação ou com duas ramificações. De acordo com esses achados, torna-se mais seguro realizar as plicaturas no segmento anátomo-cirúrgico vascular ventricular marginal esquerdo (IV), orientando-se pelo ramo RI.

Downloads

Publicado

26-03-2013

Como Citar

Bolfer, L. H. G., Alcântara, M. A. de, Andrade, J. N. B. M. de, Guimarães, G. C., Riella – in memorian, A. C., Fanucchi, L., & Santos, F. R. dos. (2013). RELAÇÃO DOS MÚSCULOS PAPILARES COM OS SEGMENTOS ANÁTOMO-CIRÚRGICOS DO VENTRÍCULO ESQUERDO E RAMOS MARGINAIS DA ARTÉRIA CORONÁRIA ESQUERDA EM CÃES (Canis familiaris, Linnaeus, 1758). Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 14(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/4144

Edição

Seção

Artigo Original