CRESCIMENTO ALOMÉTRICO POSITIVO ENTRE CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DE JUVENIS DE ROBALO-FLECHA (Centropomus undecimalis BLOCH, 1972) CULTIVADOS

Autores

  • João Costa Filho
  • Giovanni Lemos de Mello

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v18i1.5365

Resumo

As análises da relação entre características biométricas em juvenis de robalo-flecha (Centropomus undecimalis) cultivados proporcionam dados importantes para avaliação da biologia e do crescimento, entretanto, mais estudos são necessários nessa área. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo investigar em juvenis de robalo-flecha cultivados, a relação entre o peso vivo com a distância pré-dorsal, largura, comprimento da nadadeira caudal, altura do pedúnculo caudal, altura, comprimento da cabeça, comprimento padrão e comprimento total, identificando o tipo de crescimento envolvido nessa relação. As características comprimento total, comprimento padrão, altura e comprimento da cabeça, apresentaram alta correlação com o peso vivo variando entre 0,92 e 0,94. O tipo de crescimento entre as características relacionadas foi alométrico positivo (b > 3). Os resultados obtidos desse estudo proporcionam informações para ampliar o entendimento na avaliação do crescimento do robalo-flecha em cativeiro, bem como contribuições em estudos realizados com outras espécies e com a aquicultura.

Biografia do Autor

João Costa Filho

Giovanni Lemos de Mello

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

FILHO, João Costa; MELLO, Giovanni Lemos de. CRESCIMENTO ALOMÉTRICO POSITIVO ENTRE CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DE JUVENIS DE ROBALO-FLECHA (Centropomus undecimalis BLOCH, 1972) CULTIVADOS. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.25110/arqvet.v18i1.5365. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/5365. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original