A IMPORTÂNCIA DE PARQUES URBANOS PARA A CONSERVAÇÃO DE AVES

Autores

  • Ana Claudia de Almeida Universidade Federal do Paraná
  • José Flávio Cândido Júnior

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i4.5476

Resumo

Devido à intensa modificação dos ambientes naturais e sua transformação em ambientes urbanos, muitas espécies da fauna silvestre têm perdido ambientes adequados à sua sobrevivência e reprodução. Algumas espécies de aves têm conseguido, entretanto, se adaptar a parques e praças urbanos, encontrando locais para reprodução, alimentação e abrigo.  Este estudo avaliou o uso dos parques Tarquínio Joslin dos Santos, Danilo Galafassi, Paulo Gorski e Bosque Elias Lopuch, em Cascavel, PR, Brasil, por aves, e buscou compreender como se dá essa utilização por diferentes espécies. A primeira atividade realizada foi o levantamento das espécies de aves nos parques. A coleta dos dados foi feita através de reconhecimento visual e auditivo. Foi observado um total de 85 espécies: 63 espécies no Parque Tarquínio Joslin dos Santos, 48 espécies no Parque Danilo Galafassi, 62 espécies no Parque Municipal Paulo Gorski e 32 espécies no Bosque Elias Lopuch. Registros de nidificação, de insetivoria, nectarivoria e frugivoria, e de uso do espaço para abrigo permitiram inferir que os parques urbanos estudados podem ser importantes espaços para as aves e utilizados como parte de estratégias para sua conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia de Almeida, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Ciências Biológicas, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Zoologia, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Endereço: Rua da Lapa, 2862, CEP 85819-740, Cascavel, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

DE ALMEIDA, Ana Claudia; CÂNDIDO JÚNIOR, José Flávio. A IMPORTÂNCIA DE PARQUES URBANOS PARA A CONSERVAÇÃO DE AVES. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 20, n. 4, 2017. DOI: 10.25110/arqvet.v20i4.5476. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/5476. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Original