PISCICULTURA BRASILEIRA E A INFLUÊNCIA DA ORDEM ODONATA, UMA REVISÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v23i1cont.2020.7818

Resumo

A piscicultura brasileira está em expansão no Brasil, um setor que cresce a cada ano, porém na fase da larvicultura onde os peixes são inseridos em viveiros escavados e os mesmos em decorrência da sua vulnerabilidade e tamanho ficam susceptíveis a doenças e predadores. Dentre os predadores da piscicultura estão os insetos aquáticos, no qual os da ordem Odonata são considerados os principais. A ordem Odonata apesar de causar a predação na larvicultura de peixes é importante pois desempenham papeis importantes no ambiente aquático e são considerados bioindicadores. Mesmo com essa importância o piscicultor para resolver esses problemas acabam por despejar defensivos agrícolas ou proporcionar a calagem intensa que o que pode trazer consequências graves tanto para os peixes como para a qualidade da água, diante disso seria necessário pensar em sustentabilidade na piscicultura com um manejo ou um controle natural desses predadores para que não haja impactos ambientais. Portanto o objetivo desse trabalho foi abordar o histórico da piscicultura brasileira, os problemas enfrentados na larvicultura por predação de Odonata e oferecer alternativas sustentáveis de controle.

Biografia do Autor

Murilo Henrique Tank Fortunato, Universidade José do Rosário Vellano

Biólogo pelo IFSULDEMINAS campus Muzambinho, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas e doutorando em Agirucltura Sustentável pela Universidade José do Rosário Vellano. Trabalho nas áreas da entomologia aquática, limnologia, aquicultura.

Caroline Lopes de Melo, Universidade José do Rosário Vellano

Zootecnista, mestranda em Ciência Animal.

Humberto Fonseca Mendes, Universidade José do Rosário Vellano Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP Ribeirão Preto (2001), mestrado em Entomologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP Ribeirão Preto (2003), doutorado em Zoologia pela Universitetet i Bergen, Bergen - Noruega (2007) e doutorado em Entomologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP Ribeirão Preto (2008), pós doutorado pela Universitetet i Bergen, Bergen - Noruega (2009-2011) . Atualmente é professor Adjunto II na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), atuando como orientador de mestrado e doutorado na Universidade José do Rosário Vellano. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Chironomidae, Orthocladiinae, Brasil e taxonomia.

Downloads

Publicado

15-10-2020

Como Citar

Tank Fortunato, M. H., Lopes de Melo, C., & Fonseca Mendes, H. (2020). PISCICULTURA BRASILEIRA E A INFLUÊNCIA DA ORDEM ODONATA, UMA REVISÃO. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 23(1cont). https://doi.org/10.25110/arqvet.v23i1cont.2020.7818

Edição

Seção

Artigo de Revisão