A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE DE CONSUMO

Autores

  • Luciane Ozelame Ribas Colombo
  • Thais Brandt Favoto
  • Sidney Nascimento do Carmo

Resumo

Na Revolução Industrial, a moda começou a ser vista de uma forma singular e única, uma vez que o fenômeno do gosto e do consumo ganha nova ênfase, definindo seu ciclo de obsolescência a cada estação. Intensificando este ciclo, a sociedade pós-segunda guerra mundial consolida o consumoem massa, através do pret-à-porter, em que o desejo da compra e a paixão pelo novo ditava o comportamento do consumidor. Neste período, o volume era o principal foco da produção, para atender à crescente demanda e os desejos por novidades, não tendo como prioridade a qualidade dos produtos inseridos no mercado. Isso ocasionou uma brutal modificação na forma dasantigas manufaturas, iniciando assim o processo de aceleração do ciclo de vida dos produtos de moda. Na atualidade, o efêmero se consolida e o consumo deixa de ser ostentatório (como antes) e passa a ser emocional. O consumidor é analisado conforme seus desejos, sensações, bem como as suas necessidades. Entender como ocorre esta transição entre consumo em massa da modernidade para consumo emocional da pós-modernidade é o principal objetivo deste artigo, avaliando também a construção da identidade do consumidor.

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Como Citar

Colombo, L. O. R., Favoto, T. B., & Carmo, S. N. do. (2009). A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE DE CONSUMO. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 16(3). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/2462

Edição

Seção

Artigos