JORNAL ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC

Autores

  • Risonete Gomes Amorim
  • Ana Meire Alves da Silva
  • Maria do Socorro Souza Aragão

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2-005

Palavras-chave:

Jornal, Ensino, Projeto

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados e as ações do projeto de extensão intitulado Jornal Escolar, realizado com os alunos do curso da área de informática integrado ao ensino médio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, Campus Rio Branco. O projeto de extensão tem a finalidade de ampliar e estimular a criticidade dos estudantes através dos meios de comunicação, aqui abordado em formato de um Jornal Escolar. Permitindo, dessa forma, trabalhar com os alunos a interação, leitura e escrita, como também a interdisciplinaridade. Para concretizar essas ações nosso trabalho foi submetido ao Edital de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão do referido instituto Entende-se que o espeço escolar é um instrumento de formação de indivíduos críticos e atuantes socialmente, logo a finalidade do projeto foi iniciada de forma interacionista e reflexiva sobre a importância dos meios de comunicação na sociedade, promovendo competências e habilidades e engajamento nas trocas de saberes durante o processo de ensino e aprendizagem. Vigotski (2009) aponta que a comunicação é uma função da linguagem e essa é uma forma de comunicação social, de enunciação e de compreensão. Utilizar essa função é compreender a projeção em proporcionar pensamentos críticos e conscientes, voltados para o desenvolvimento intelectual, emocional e pessoal.

Referências

ABREU, K, F.; BARBOSA, M.S.M.F. Letramentos, abordagens dialógicas discursivas e educação profissional. Petrolina: IF Sertão- PE, 2020.

ALVES, Janice Gonçalves. Teorias dos novos letramentos e multiletramentos: Perspectiva crítica no ensino de línguas estrangeiras. Papéis Revista do Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens – UFMS. ISSN 2448-1165 | Campo Grande | MS | Vol. 22 | Nº 43 | 2018 | págs. 8 a 29.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRITO, P. A. P. Por uma abordagem etnográfico-discursiva para a escrita nas disciplinas. Akrópolis, Umuarama, v. 29, n. 1, p. 115-126, jan./jun. 2021.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 1998.

FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE Maria Lúcia C.V. O; AQUINO, Zilda G.O Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33 eds. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GADOTTI, M. et al. Paulo Freire: uma Biobibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, Brasília; DF, UNESCO, 1996.

GERALDI, J. W. Linguagem e Trabalho Linguístico. In: Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

KATO MA. No mundo da escrita – Uma perspectiva psicolinguística, Revista de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr/2020; (19).

KLEIMAN, Ângela B. (org), Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado das Letras, 1995. ________. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas, UNICAMP/MEC, 2005.

KLEIMAN, Angela. B. Letramento e suas implicações para o ensino de Língua Materna. Signo. Santa Cruz, v. 32 n. 53, p. 1-25, dez. 2007.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr/2002, nº19.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino, uma questão pouco ‘falada’. In: DIONÍSIO, Angela Paiva e BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). O livro didático de português. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MOITA LOPES, L. P. da. Discurso de identidade em sala de aula de leitura de L1: a construção da diferença. In: Inês, SIGNORINI (Org.) In: Lingua(gem) e Identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP, Mercado das Letras, 1998.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social – São Paulo: Párabola Editorial, 2009.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. In: Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: Letramento no Brasil, reflexões a partir do INAF 2001 (org.) Vera Massagão Ribeiro – 2ª Ed. – São Paulo, Global , 2004 _______. Alfabetização e Letramento. 5ª ed., São Paulo: Contexto, 2008 _______. Letramento: um tema em três gêneros. 4ª Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins fontes, 2009a.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Amorim, R. G., da Silva, A. M. A., & Aragão, M. do S. S. (2023). JORNAL ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 31(1), 63–74. https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2-005

Edição

Seção

Artigos