A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS NO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA ÓTICA DA TEORIA PSICANALÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v32i1.2024-11152

Palavras-chave:

Figura Materna, Figura Paterna, Ludoterapia, Psicoterapia, Psicanálise

Resumo

Esse artigo trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso, onde considerando que a psicoterapia infantil de perspectiva psicanalítica é uma técnica de grande importância no contexto clínico, pois permite que a criança explore seu mundo interno por meio do brincar, expressar as angústias, desejos e fantasias, possibilitando assim a adaptação ao ambiente externo, e ao compreender que os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento infantojuvenil, ponderou-se sobre a necessidade de abranger estudos acerca dos impactos da participação destes na psicoterapia de crianças e adolescentes. Desse modo, o presente artigo propõe-se a discutir acerca da importância da participação dos pais ou responsáveis no processo psicoterapêutico de crianças e adolescentes e o impacto desta no decorrer dos atendimentos, partindo de um enfoque psicanalítico e realizando um delineamento dos principais autores que abordam sobre o tema, como Melanie Klein, Freud, Winnicott e Aberastury, dispondo de reflexões acerca das Figuras Materna e Paterna e a Clínica Psicanalítica Infantil. Nota-se que a participação dos pais ou responsáveis contribuem grandemente para a psicoterapia de crianças e adolescentes, possibilitando a compreensão do surgimento da demanda do paciente, a dinâmica familiar, seus anseios e resistências, os avanços provenientes ao início da psicoterapia, bem como a contribuição dos pais para com o tratamento.

Referências

ABERASTURY, A.; DE CAMPOS, A. L. L. Psicanálise da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.

ABERASTURY, A.; SALAS, E. J. A paternidade: um enfoque psicanalítico. 13 ed. Porto Alegre: Artes, 1991.

ARCANGIOLI, A. M. Introdução à obra de Winnicott. In: NASIO, J. D. Introdução às obras de Freud, Ferenczi, Groddeck, Klein, Winnicott, Dolto, Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 1995, p.177-201.

BENCZIK, E. B. P. A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 28, n. 85, p. 67-75, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jul. 2023.

BOCK, A. M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 91-110.

CASTRO, M. G. K. C.; STÜRMER, A. & Cols. A clínica com crianças e adolescentes: o processo psicoterápico. In: STÜMER, A.; RUARO, C. K.; SARAIVA, L. A. O lugar dos pais na psicoterapia de crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 116-133.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional dos Psicólogos, Resolução n.º 10/05, 2005.

FERRAZ, L. M.; PACHECO, I. C. Psicoterapia Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade Alfaunipac de Almenara - ALFAUNIPAC, 2021.

FREUD, S. Introdução ao Narcisismo. 6. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 74-112.

FREUD, S. Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUD, S. Observações sobre um caso de Neurose Obsessiva, [O Homem dos Ratos], Uma recordação da infância de Leonardo da Vinci e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 73-121.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KLEIN, M. A Psicanálise de Crianças. In: A Técnica da Análise de Crianças Pequenas. Vol II. Ed. Imago. Rio de Janeiro. RJ, 1997, p.44.

KLEIN, M. A técnica psicanalítica através do brincar: sua história e significado. In: Inveja e Gratidão. Vol III. 2 ed. Imago. Rio de Janeiro, 1955, p.149.

MANNONI, M. A primeira entrevista em psicanálise: um clássico da psicanálise. Rio De Janeiro: CAMPUS, 2004.

NEVAS, D. B.; FARBER, B. A. (2001). Parents’ attitudes toward their child’s therapist and therapy. Professional Psychology: Research and Practice, 32(2), 165-170. https://doi.org/10.1037/0735-7028.32.2.165.

OLIVEIRA, Luiz Ronaldo Freitas de. A participação dos pais na psicoterapia psicanalítica da criança. 2016.136f. Tese (doutorado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-graduação em Psicologia, São Leopoldo, RS, 2016.

PAULA, L. Psicanálise Infantil: uma intersecção entre a teoria e a prática. Monografia. f. 40 – Programa de Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar, Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual – Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira, São Paulo, 2016.

RAMIRES, V. R. R.; CARVALHO, C.; GASTAUD, M. B.; DE OLIVEIRA, L. R. F.; RECH, L. B. (2019). Mudanças na psicoterapia psicodinâmica de crianças na visão de pais e mães. Avances en Psicología Latinoamericana, 37(1), 29-46. DOI: http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5458.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1971.

Downloads

Publicado

26-08-2024

Como Citar

NASCIMENTO, Luisa Fernanda Alves; MANCHINI, Gabriella Cassiano; PINTO JÚNIOR, Sérgio Bezerra. A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS NO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA ÓTICA DA TEORIA PSICANALÍTICA. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 29–45, 2024. DOI: 10.25110/akropolis.v32i1.2024-11152. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/11152. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos