A MEDICALIZAÇÃO ENQUANTO UM DESAFIO PARA A PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Débora Mendes Baggio
  • Ana Cássia Hungaro Cogo
  • Elisama Rebeca Ferreira da Silva
  • Gabriella Cassiano Manchini

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2.8646

Resumo

Frente ao aumento nos números de diagnósticos e, por consequência, a medicalização de crianças no período escolar, o presente artigo apresenta uma breve construção histórica dos “problemas escolares”, a ascensão da medicalização como suposto recurso pedagógico e o papel e compromisso da psicologia frente a tal complexidade. Tendo como objetivo problematizar tal fenômeno, sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural. Esta pesquisa bibliográfica, soma-se a outras publicações críticas, fazendo a defesa de que aquilo que é conquista da humanidade, material e idealmente, possa estar acessível a todos os sujeitos humanos. Conclui-se, que no desenvolvimento de crianças e adolescentes precede a importância da educação escolar, do professor enquanto mediador social e a aprendizagem como antecessora ao desenvolvimento. 

Downloads

Publicado

09-11-2022

Como Citar

BAGGIO, Débora Mendes; COGO, Ana Cássia Hungaro; SILVA, Elisama Rebeca Ferreira da; MANCHINI, Gabriella Cassiano. A MEDICALIZAÇÃO ENQUANTO UM DESAFIO PARA A PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 30, n. 2, 2022. DOI: 10.25110/akropolis.v30i2.8646. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/8646. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos