O RENASCIMENTO CULTURAL A PARTIR DA IMPRENSA: O LIVRO E SUA NOVA DIMENSÃO NO CONTEXTO SOCIAL DO SÉCULO XV
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar as transformações culturais ocorridas na Europa do século XV, a partir da invenção da imprensa de Gutenberg, ou seja, o que o novo invento ofereceu em termos de “renascimento” sócio-cultural com o advento do livro impresso. Apresenta, também, a transição da produção dos manuscritos para a cultura dos impressos. Este novo tipo de produção possibilitou uma tiragem maior de exemplares, favorecendo o barateamento do livro e, conseqüentemente, uma maior disseminação da informação. Esta liberdade de acesso favoreceu o advento da ciência em detrimento da fé da Igreja, possibilitando liberdade de pensamento às novas classes sociais que emergem no cenário renascentista europeu no século XV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.