Manifestações orais na AIDS
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v4i14.1659Resumo
As manifestações orais devidas à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), aparecem em cerca de 10% dos casos como os primeiros sintomas, e cerca de 20 a 50% dos pacientes apresentarão alguma manifestação durante a vida. Lesões fúngicas, como a acandidíase, aparecem em 60,6% dos pacientes; as lesões bacterianas são encontradas em 36,9%; as virais, em 32,5% e as neoplásticas em 14,4%. Algumas lesões apresentam evoluções pouco comuns, como a periodontite necrotizante e a úlcera aftosa recorrente. O diagnóstico clínico muitas vezes é realizado primeiramente pelo cirurgião dentista; o conhecimento e acompanhamento de tais lesões são fundamentais a esses profissionais.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.