Análise Cienciométrica de Periódicos Científicos da Área de Letras e Linguística Pertencentes à Lista Qualis 2002.
Resumo
A cienciometria pode, através de técnicas como a bibliometria, avaliar revistas de uma área de conhecimento, medir seu crescimento, o surgimento de novos temas e deste modo pode prever tendências de publicação. Este estudo objetivou contribuir com o maior conhecimento sobre as publicações periódicas da área de Letras e Lingüística incluídas no sistema QUALIS. Para tanto, foram extraídos aleatoriamente da lista QUALIS triênio 2000/2002, 25 títulos de periódicos da área de Letras e Lingüística. Foram avaliados itens relacionados à missão, origem geográ?ca e institucional, ?nanciamento, forma de revisão dos artigos e origem dos consultores. Os resultados apontam para uma maior concentração de periódicos com uma abordagem geral que centram-se nas regiões Sudeste e Sul e nas Instituições de Ensino Superior Públicas. Apenas 16% mencionam receber auxílio ?nanceiro para publicação, 92% apresentam sistema de consultoria de artigos. Concluímos que há necessidade de maior democratização do acesso aos periódicos, geográ?ca e institucionalmente, possibilitando, assim, uma melhor e mais ampla distribuição do conhecimento cientí?co.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.