O PROFESSOR DE ARTE QUE TEMOS E O PROFESSOR DE ARTE QUE QUEREMOS

Autores

  • Karinne Luzia Rodrigues

Resumo

O presente texto representa uma breve reflexão sobre a arte aplicada à educação e suas principais propostas. Percebemos que em nome da arte são defendidas e difundidas, no Ensino Fundamental, atividades em que não há o devido respeito às formas de expressão do aluno, mas é restrita aos métodosartísticos, à educação artística e menos à educação estética. Entende-se a educação artística ligada ao fazer arte, à produção de objetos de arte. Definição esta bem distinta do que se entende por educação estética como apreciação e fruição de arte. A arte nas escolas de Ensino Fundamental é muitas vezesconsiderada como supérflua, por se ter esta concepção fundamentada no entendimento de que os alunos têm outras necessidades primárias no processo de escolarização, ou seja: acredita-se que as necessidades de apreensão dos conteúdos escolares básicos estão em primazia, quando comparadas com as necessidades das artes ou da liberdade.

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Como Citar

RODRIGUES, Karinne Luzia. O PROFESSOR DE ARTE QUE TEMOS E O PROFESSOR DE ARTE QUE QUEREMOS. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 16, n. 3, 2009. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/2464. Acesso em: 5 dez. 2025.

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