O PROFESSOR DE ARTE QUE TEMOS E O PROFESSOR DE ARTE QUE QUEREMOS
Resumo
O presente texto representa uma breve reflexão sobre a arte aplicada à educação e suas principais propostas. Percebemos que em nome da arte são defendidas e difundidas, no Ensino Fundamental, atividades em que não há o devido respeito às formas de expressão do aluno, mas é restrita aos métodosartísticos, à educação artística e menos à educação estética. Entende-se a educação artística ligada ao fazer arte, à produção de objetos de arte. Definição esta bem distinta do que se entende por educação estética como apreciação e fruição de arte. A arte nas escolas de Ensino Fundamental é muitas vezesconsiderada como supérflua, por se ter esta concepção fundamentada no entendimento de que os alunos têm outras necessidades primárias no processo de escolarização, ou seja: acredita-se que as necessidades de apreensão dos conteúdos escolares básicos estão em primazia, quando comparadas com as necessidades das artes ou da liberdade.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.