UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O PRECONCEITO ENTRE ALUNOS DE PSICOLOGIA
Resumo
Esta pesquisa faz uma discussão sobre o fenômeno do preconceito, bem como a maneira com que este é compreendido nas diversas áreas do saber humano, suas formas e manifestação. O objetivo deste trabalho foi compreenderse os acadêmicos do curso de Psicologia manifestam algum tipo de preconceito com relação a gênero, classe social, raça, orientação sexual e profissionais do sexo. Esta proposta dá-se, fundamentalmente, por ser reconhecida a importância de se rever posturas preconceituosas por parte dos futuros profissionais de Psicologia, já que isto pode interferir em sua atuação profissional. Na tentativa de uma melhor compreensão da ocorrência desse fenômeno, buscou-se fazer um levantamento bibliográfico sobre a temática do preconceito, para embasar o estudo exploratório e de campo. Participaram desta pesquisa 42 acadêmicos do curso de Psicologia, de ambos os sexos, de uma Instituição de Ensino Superior Privada da cidade de Cascavel - PR. Para a coleta de dados, utilizouse uma escala social tipo Likert, de cinco pontos, contendo 33 enunciados que respondem aos objetivos da pesquisa. Os resultados foram analisados de forma quantitativa, com o intuito de demonstrar como o fenômeno é expresso, e qual a sua ocorrência. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se que, de uma forma geral, a média das respostas apresentadas pelos participantesda pesquisa não demonstra a presença de preconceito, embora, isoladamente, alguns participantes da pesquisa tenham emitido respostas preconceituosas. A pesquisa chega a resultados semelhantes as de outras investigações sobre o assunto na atualidade, indicando uma possível sutilização ou mascaramentodo preconceito.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.