O JOGO INFANTIL, A BRINCADEIRA E SUAS RELAÇÕES COM A CULTURA: UMA REVISÃO TEÓRICA
Resumo
O presente trabalho se propõe a realizar uma revisão teórica das produções relacionadas ao tema jogo, brincadeira e suas relações com a cultura. Parte do pressuposto de que o jogo é uma atividade humana que ora se aproxima, ora é influenciado, ora é determinado pela cultura. Estas posições são defendidas por diferentes autores que investigam a temática do jogo infantil e estão relacionadas às diferentes matrizes epistemológicas e metodológicas dos pesquisadores. Nossa investigação tomará como ponto de referência o posicionamento de autores e pesquisadores das ciências humanas (filosofia, antropologia, psicologia, história). Demonstra que o jogo, como atividade humana, é fundamental para o desenvolvimento de sujeitos, configurando-se como atividade produtora de subjetividades e indissociável das trocas culturais realizadas no interior das sociedades.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.