NOVAS PRÁTICAS COLABORATIVAS DE ESCRITA POR MEIO DO USO DE GÊNEROS DIGITAIS
Resumo
O objetivo deste trabalho é possibilitar um repensar e uma redefinição dos modelos de produção textual com os quais a escola ainda opera, buscando, para isso, articular as práticas de escrita escolares e as tecnologias da comunicação e da informação disponibilizadas na Internet. Na tentativa de explorar tal relação, propomos a análise do uso do gênero digital e-mail para a construção de práticas colaborativas de escrita entre alunos do ensino médio. Para tanto, apoiar-nos-emos numa base teórica ancorada nos construtos bakhtinianos de gêneros discursivos, na teoria situada de gêneros (ERICKSON, 1997) e nos gêneros comunicativos, para dar conta do comportamento dos gêneros digitais (CROWSTON, 1996; Yates, Orlikowski, & Rennecker, 1997; Cope & Kalantzis, 1999; SHEPHERD & WATTERS, 1999).Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.