FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE

Autores

  • José André de Azevedo

Resumo

Paulo Freire, educador mundialmente conhecido, obteve na encarnação histórica a sua maneira de educar: educar para a libertação. O processo educativo nasce, necessariamente, das concepções filosóficas, antropológicas e cosmológicas do educador. Compreender a pedagogia de Paulo Freire a partir de seus fundamentos filosóficos é defrontar-se com a “arché” de sua forma de conceber o mundo e agir no mesmo. Uma educação como prática da liberdade, almejando ser conscientizadora e propondo a relação dialógica como instrumental para a libertação somente pode ser compreendida a partir de seus fundamentos, ou seja, das concepções filosóficas daquele que propõe um método educativo, ou melhor, um caminho pedagógico.

Downloads

Como Citar

Azevedo, J. A. de. (2010). FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 18(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/3115

Edição

Seção

Artigos