RESSONÂNCIAS DE ALGUMAS TEORIAS RACIAIS DO SÉCULO XIX EM TRÊS ROMANCES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SÉCULO XX
Resumo
O artigo apresenta as ressonâncias que algumas teorias raciaisdo século XIX, que defendiam a tese da superioridade da raça
ariana frente às demais, e também procuravam demonstrar a inviabilidade da miscigenação, considerando o mestiço como um ser degenerado e decadente, inferior às raças puras que o formavam, tiveram em três obras escritas no século XX nas literaturas de língua portuguesa: os romances Clara dos Anjos (1997), do escritor brasileiro Lima Barreto; Mayombe (1982) do angolano Pepetela; e Portagem (1981) do moçambicano Orlando Mendes. Nesse sentido, a análise mostra como essas teorias extremamente racistas aparecem internalizadas nesses textos literários.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.