O LAÇO AMOROSO ENTRE CASAIS E SUAS MANIFESTAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DE PSICANALISTAS DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ
Resumo
O presente trabalho pesquisou o laço amoroso entre casais e suas manifestações sob a perspectiva de Psicanalistas da região oeste do Paraná. Tem como objetivos investigar a história do amor e do sexo, abordar a necessidade dos casais de se relacionarem amorosamente e, como a psicanálise interpreta as relações amorosas e a escolha do objeto de amor. Esta investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo. Após a aprovação do Comitê de Ética realizou-se a coleta de dados com oito profissionais que atuam embasados na Psicanálise. A análise dos dados confrontou a revisão de literatura com os dados obtidos nas entrevistas e revelou que as relações amorosas reverberam essencialmente aspectos infantis na escolha objetal, tais como a relação mãe/bebê e a dissolução do complexo de Édipo. Conclui-se que há uma relação entre a infância e as escolhas amorosas da vida adulta. Isso ocorre porque cada sujeito se constitui mediante as representações que foram significativas na sua infância, e é a partir destas representações que ocorrerá a busca pela satisfação na vida amorosa adulta. Ou seja, o laço amoroso entre casais está pautado nas primeiras marcas de satisfação deixadas pelos vínculos amorosos constituídos durante a infância.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.