A história regional – desafios para o ensino e a aprendizagem
Resumo
Este artigo aborda a importância do estudo de história regional no currículo escolar e o papel do professorcomo mediador do conhecimento. Dá ênfase a temas locais por estes aproximarem os alunos de fatos concretos, sem perder
a contextualização historiográfica oficial. Para tanto, promove uma discussão entre a macro e a micro-história. No debate
acerca da defesa da história regional no currículo escolar, indica a necessidade de se construir relações entre o macrosocial
e o micro-analítico na construção do conhecimento histórico e na análise historiográfica. Tal procedimento, articulado
didaticamente pelo professor, tende a promover nos alunos a busca de um saber articulado e relacionado, situando-os no seu
contexto existencial próximo, sem que isto represente uma desconexão com as dinâmicas sociais globais e com os processos
de universalização da cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.