A PRESENÇA FERROVIÁRIA EM MEIO A VERTICALIZAÇÃO DO NOVO CENTRO DE MARINGÁ-PR

Autores

  • Renan Valério Eduvirgem Universidade Estadual de Maringá/Mestrando http://orcid.org/0000-0002-9830-869X
  • Rafael de Souza Stevaux
  • Francis Michael Paschoal da Silva
  • Claudemir Rodrigues Soares

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v25i2.5887

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer o resgate histórico da ferrovia de Maringá-PR, como também objetiva explanar a historicidade da estação ferroviária, concomitante a atual conjuntura urbana em que se encontra o Novo Centro de Maringá, local este que a linha férrea foi rebaixada. A metodologia utilizada foi a leitura de biografias disponíveis em livros, revistas, anais de eventos, sítios e jornais, juntamente de saída a campo. Fazer todo este resgate é imprescindível pelo fato que promove a reconstrução, ascensão e decadência da estação ferroviária, como também a mudança do enfoque do transporte ferroviário desta localidade, sendo do transporte de população para somente cargas.

Biografia do Autor

Renan Valério Eduvirgem, Universidade Estadual de Maringá/Mestrando

Graduado em Geografia (Bacharelado - 2015) e (Licenciatura - 2015) na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atualmente cursa Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PGE-UEM), também é aluno da turma de Especialização em Arqueologia ofertada pelo (DGE-UEM). Bolsista da Fundação CAPES.

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Publicado

10-12-2018 — Atualizado em 07-07-2023

Versões

Como Citar

EDUVIRGEM, Renan Valério; STEVAUX, Rafael de Souza; DA SILVA, Francis Michael Paschoal; SOARES, Claudemir Rodrigues. A PRESENÇA FERROVIÁRIA EM MEIO A VERTICALIZAÇÃO DO NOVO CENTRO DE MARINGÁ-PR. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 2, 2023. DOI: 10.25110/akropolis.v25i2.5887. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/5887. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos