SUL E SUDESTE: A REPRESENTAÇÃO DO BRASIL NA LITERATURA INFANTOJUVENIL DE WALCYR CARRASCO
Resumo
O objetivo desse artigo é realizar uma análise de narrativas infantis e juvenis escritas por Walcyr Carrasco, visando uma compreensão de como o autor trabalha a construção narrativa em seus textos, bem como as representações sociais que são neles recorrentes, com base no estudo do tempo e dos espaços representados em sua obra. O corpus da pesquisa abarca textos produzidos e publicados por Walcyr Carrasco entre os anos de 1979 a 2010, num total de 13 narrativas. Utilizamos como suporte teórico os textos de Aguiar e Silva (1988; 1996), Genette (1979) e Lins (1976) A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa, os dados obtidos por meio das fichas foram aplicados ao Software Sphinx Survey 5.1 – versão Léxica e confrontados com os dados oficiais do censo demográfico 2010 elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.