O BRINCAR DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA CLÍNICA PSICANALÍTICA
Resumo
Em geral, o brinquedo é utilizado pela criança como uma atividade lúdica que tem profundas consonâncias com seu mundo interno, e para os psicólogos de orientação psicanalítica eles são usados como uma forma de expressão e comunicação no processo psicoterapêutico infantil. Considerando as profundas mudanças ocorridas nos modos de brincar e na produção de brinquedos, principalmente a partir da introdução das novas tecnologias como a internet, os jogos eletrônicos etc., buscou-se investigar como a evolução do brinquedo e suas implicações no brincar estão se manifestando no contexto da clínica psicanalítica com crianças. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, cujos dados foram coletados através de entrevista semiestruturada com psicólogos clínicos de referencial psicanalítico, atuantes na cidade de Maringá-PR. Para estes psicólogos, a tecnologia é atual e presente no cotidiano de todos e não seria diferente na vida infantil. Desse modo, a função deles é verificar a simbolização que seu paciente traz, seja por brinquedos tecnológicos ou não, visando a compreensão dos conteúdos inconscientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.