O INCIDENTE DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v26i2.7455Resumo
O presente trabalho trata de análise do incidente da desconsideração da personalidade jurídica abrangida no Código de Processo Civil de 2015, mormente quanto às principais mudanças e expectativas acerca do novo procedimento. Para tanto, a pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica e legislativa sobre o tema, haja vista a necessidade de conceituação e compreensão acerca do desenvolvimento da pessoa jurídica e do abuso de direito da personalidade que essa vinha sofrendo, a qual acarretou a criação da desconsideração da personalidade jurídica, até então não positivada pelo direito processual brasileiro. Ainda, foi detalhada a forma processual de aplicação do incidente, mencionando quando será obrigatória sua aplicação, seja nas demandas consumeristas, trabalhistas, bem como tecido alguns comentários sobre a expectativa positiva do entendimento doutrinário a respeito do tema. Por fim, fez-se uma pequena análise da aplicação do novo instituto incidental da desconsideração da personalidade jurídica frente ao crédito tributário nas execuções fiscais, na qual se tem o redirecionamento dos sócios.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.