O ENSINO DA ÉTICA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i1.7494

Resumo

Este trabalho analisa a maneira como o tema “ética” vem sendo abordado nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das IES públicas do Estado do Paraná. Avalia a adequação do conteúdo e metodologias trabalhadas ao perfil profissional da atualidade, destacando a necessidade e relevância do tema “ética” no âmbito da atuação profissional dos contadores. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do problema que utiliza-se da metodologia da análise de conteúdo para e avaliar e comparar as disciplinas relacionadas ao assunto “ética”, ofertadas nas sete diferentes instituições Estaduais do Paraná, em termos de ementas, metodologia e bibliografias adotadas. Os resultados apontam para a necessidade de conhecimentos nas áreas de sociologia e psicologia na formação do contador e, com relação a disciplina de ética destacam que embora haja algumas diferenças relativas à nomenclatura, carga horária, formas de abordagens do tema entre as IES pesquisadas, os conteúdos, metodologias e bibliografias revelam-se condizentes com o sugerido pela Proposta Nacional para Cursos de Contabilidade, publicada pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Downloads

Publicado

04-11-2019

Como Citar

FRANCISCO, Lucilene Aparecida. O ENSINO DA ÉTICA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 1, 2019. DOI: 10.25110/akropolis.v27i1.7494. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/7494. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos