A NÃO COMPLETUDE DO SENTIDO NO DISCURSO: UMA PERSPECTIVA TEÓRICO-ANALÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i1.7570Resumo
Este artigo tem por principal objetivo a instigação teórico-analítica de conceitos basilares para a Análise de Discurso, que teve como seu fundador o filósofo Michel Pêcheux. Como explanação teórica, aborda-se de forma não exaustiva conceitos como os de ideologia, formação discursiva e ideológica. A fim de mobilizar tais conceitos analiticamente, propôs-se um olhar para um anúncio propagandístico de um carro da década de 90. Com base nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de Pêcheux, foi possível abordar o anúncio como uma materialidade discursiva que não escapa do processo discursivo e, por isso, está sujeita aos muitos possíveis deslizamentos de sentidos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.