EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES: DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i2.7636Resumo
O fundamental escopo do presente trabalho é conjeturar acerca da problematização da temática concernente às sexualidades e gêneros no ambiente escolar. Por meio de pesquisa bibliográfica almeja-se demonstrar que a criança e o adolescente têm direito à informação sobre seu corpo e seu funcionamento, bem como respostas atinentes às sexualidades e aos gêneros. Contudo, o enfoque deverá ser conduzido observando-se aspectos da conduta científica e humanista, evitando-se permeio pelo instigado universo do senso comum. A criança e o adolescente têm direito à educação inclusiva, que perpassa e quebra diversos tipos de preconceito e discriminação de caráter sexual e de gênero, uma vez que não se pode labutar na educação ignorando estas manifestações. A legislação zela pela dignidade da criança e do adolescente, portanto a erradicação do preconceito deve ser questão fundamental para a inclusão escolar e o exercício da cidadania sem discriminação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.