UMA DISCUSSÃO SOBRE IDEOLOGIA E OUTROS CONCEITOS NA SÉRIE 3%
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i2.7674Resumo
O presente trabalho tem como principal objetivo discutir alguns conceitos dentro dos estudos da Análise de Discurso, como Ideologia, Aparelhos Reflexivos e Ideológicos do Estado e Formação Ideológica e Discursiva. Além de haver essa discussão, há também uma tentativa de equiparação dos conceitos com uma forma de entretenimento, a série 3% totalmente brasileira e produzida pela Netflix. No artigo, não há uma tentativa de análise do corpus, apenas uma comparação entre algumas cenas do seriado e os conceitos propostos por estudiosos da área citada. Para discutir os conceitos, houve um embasamento nas teorias de Karl Marx (1988 e 2002), Louis Althusser (1980), Michel Pêcheux (1995) e Eni Orlandi (2012). Como justificativa para esse trabalho, assinalo a grande quantidade de formas de entretenimento que estão sendo baseadas em distopias, nas quais são trabalhados esses conceitos. Muitas dessas formas foram reconhecidas mundialmente, ganhando uma legião de fãs e uma coleção de prêmios relacionados ao cinema. Sendo que, os filmes e séries produzidos com essa premissa tem um grande alcance ao público jovem, por essa razão, acredito que seja interessante discutir sobre os conceitos nos baseando em uma dessas produções.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.