UMA DISCUSSÃO SOBRE IDEOLOGIA E OUTROS CONCEITOS NA SÉRIE 3%

Autores

  • Ana Claudia Nogueira Marques Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i2.7674

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo discutir alguns conceitos dentro dos estudos da Análise de Discurso, como Ideologia, Aparelhos Reflexivos e Ideológicos do Estado e Formação Ideológica e Discursiva. Além de haver essa discussão, há também uma tentativa de equiparação dos conceitos com uma forma de entretenimento, a série 3% totalmente brasileira e produzida pela Netflix. No artigo, não há uma tentativa de análise do corpus, apenas uma comparação entre algumas cenas do seriado e os conceitos propostos por estudiosos da área citada. Para discutir os conceitos, houve um embasamento nas teorias de Karl Marx (1988 e 2002), Louis Althusser (1980), Michel Pêcheux (1995) e Eni Orlandi (2012). Como justificativa para esse trabalho, assinalo a grande quantidade de formas de entretenimento que estão sendo baseadas em distopias, nas quais são trabalhados esses conceitos. Muitas dessas formas foram reconhecidas mundialmente, ganhando uma legião de fãs e uma coleção de prêmios relacionados ao cinema. Sendo que, os filmes e séries produzidos com essa premissa tem um grande alcance ao público jovem, por essa razão, acredito que seja interessante discutir sobre os conceitos nos baseando em uma dessas produções.

Biografia do Autor

Ana Claudia Nogueira Marques, Universidade Estadual de Maringá

 Mestre pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na área de Estudos Linguísticos no campo de Ensino e Aprendizagem de Línguas. Graduada em Letras Inglês (2017) pela mesma universidade. Contato: ananogueeiira@gmail.com

Downloads

Publicado

23-12-2019

Como Citar

MARQUES, Ana Claudia Nogueira. UMA DISCUSSÃO SOBRE IDEOLOGIA E OUTROS CONCEITOS NA SÉRIE 3%. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 2, 2019. DOI: 10.25110/akropolis.v27i2.7674. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/7674. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa