O GOLPE DO GOLPE: A ASCENSÃO DO REVISIONISMO DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i2.7974Resumo
Nas eleições de 2018, pela primeira vez desde a redemocratização brasileira, um candidato assumidamente revisionista foi eleito presidente. Este artigo se propõe a discutir a ascensão do revisionismo no Brasil, fruto do ressurgimento do ur-fascismo e da fragilização democrática mundial, da impunidade dos perpetradores com a Lei da Anistia e da consequente fragilização da história. Serão debatidas a oposição entre memória individual, memória coletiva e história, utilizando ideias de pensadores como Sarlo, Pollak, Vidal-Naquet e Halbwachs, com a intenção de ilustrar como uma história frágil é em parte responsável pelo crescimento de um movimento que a questiona e a mutila.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.