O GOLPE DO GOLPE: A ASCENSÃO DO REVISIONISMO DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA

Autores

  • Sergio Schargel Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC/PUC-Rio) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP/UNIRIO).

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i2.7974

Resumo

Nas eleições de 2018, pela primeira vez desde a redemocratização brasileira, um candidato assumidamente revisionista foi eleito presidente. Este artigo se propõe a discutir a ascensão do revisionismo no Brasil, fruto do ressurgimento do ur-fascismo e da fragilização democrática mundial, da impunidade dos perpetradores com a Lei da Anistia e da consequente fragilização da história. Serão debatidas a oposição entre memória individual, memória coletiva e história, utilizando ideias de pensadores como Sarlo, Pollak, Vidal-Naquet e Halbwachs, com a intenção de ilustrar como uma história frágil é em parte responsável pelo crescimento de um movimento que a questiona e a mutila.

Biografia do Autor

Sergio Schargel, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC/PUC-Rio) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP/UNIRIO).

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC/PUC-Rio) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP/UNIRIO).

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

SCHARGEL, Sergio. O GOLPE DO GOLPE: A ASCENSÃO DO REVISIONISMO DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 28, n. 2, 2020. DOI: 10.25110/akropolis.v28i2.7974. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/7974. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão