CENTROS DE MEMÓRIA: UMA TENTATIVA DE EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i2.8096Resumo
O objetivo do presente estudo preliminar é analisar a tentativa de implementação dos chamados Centros de Memória proposta pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR) em 2017, a partir das atividades desenvolvidas pelo Museu Escolar Paranaense (MEP). Essa iniciativa buscou mobilizar a equipe diretiva e pedagógica para que criassem grupos de trabalho (GT) com professores e demais membros da comunidade escolar com o intuito de fazerem uma varredura em seus almoxarifados, depósitos ou outros lugares dentro da escola que pudessem conter objetos que formassem o patrimônio material. Além disso, também organizar estratégias para resguardar saberes e fazeres de ex-alunos, ex-professores e ex-funcionário a partir da coleta de depoimentos e outros meios que auxiliem na preservação do chamado patrimônio imaterial. Apesar de ter havido um esforço no sentido da organização burocrática por parte da SEED/PR como a produção de documentos norteadores, orientações e a necessidade de constar o referido projeto nos documentos oficiais escolares (Projeto Político Pedagógico e Proposta Pedagógica Curricular), não houve a efetiva realização dos Centros de Memória nas instituições de ensino. Nossa proposta é olhar, a partir do viés da educação patrimonial, as possíveis razões desse não efetivação do projeto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.