A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA LITERATURA: UM NOVO CONTEXTO NAS PRÁTICAS DE LEITURA, PRODUÇÃO E ANÁLISE DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v29i1.8123Resumo
O presente artigo aborda a influência que a tecnologia acarreta as práticas de leitura literária, na produção do mercado editorial e na crítica literária. O objetivo é compreender a influência que a tecnologia tem na formação do leitor literário do século XXI, analisando as transformações do mercado cultural, as novas produções literárias digitais e as novas formas de crítica literária. Para desenvolver esta pesquisa foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, atentando para os principais autores que discutem a temática proposta como: Antonio Candido, Pierre Lévy, Seymour Papert, José Armando Valente, Fernando José Almeida, Jorge Luiz Antonio, Henry Jenkins, Astrid Ensslin, Katherine N. Hayles e outros importantes autores que discutem a influência da tecnologia na cultura do século XXI. Os resultados apontam um novo panorama tecnológico que impactou social, cultural, literária e, mercadologicamente, pois as transformações tecnológicas apresentaram um contexto digital que mudou hábitos de consumo, produção, leitura e crítica literária. A produção literária, o leitor e o crítico estão se acomodando a um universo em constante transformação, pois a tecnologia se modifica regularmente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.