ANÁLISE DO ATENDIMENTO A NORMA DE DESEMPENHO NA FASE DE PROJETO: UM ESTUDO DE CASO EM PROJETO DE RESIDÊNCIA DE PEQUENO PORTE
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2.8270Resumo
A norma de desempenho NBR 15575 (ABNT, 2013a) veio para assegurar que as moradias atendam aos requisitos de seus usuários nos âmbitos de segurança, habitabilidade e sustentabilidade. Para que esses requisitos sejam cumpridos, é de suma importância realizar projetos que estejam de acordo com a referida norma. Dessa forma, no presente trabalho, foi avaliado um projeto completo de uma edificação habitacional unifamiliar de pequeno porte. A análise foi baseada no checklist desenvolvido pela AsBEA (2015) que norteia os projetistas no cumprimento dos requisitos da norma na fase de projeto. Com os resultados foi possível verificar que a maior parte dos requisitos não foi cumprida, devido principalmente a falta de: indicação da necessidade de ensaios comprobatórios, descrição da vida útil de projeto (VUP) e especificação mais precisa de alguns componentes. Embora tenha se verificado essas inconformidades, alguns requisitos estavam de acordo, pois os projetos foram dimensionados conforme as normas pertinentes a cada disciplina (arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário). Verificou-se também que ainda há a necessidade de uma ação conjunta entre construtores, projetistas, clientes, fornecedores e o poder público para que se atinja a totalidade do cumprimento da norma de desempenho em obras de pequeno porte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.