EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS PAIS E O IMPACTO NA VIDA DOS FILHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v29i2.8311

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com objetivo de identificar e descrever os impactos percebidos na vida de crianças de uma família educada financeiramente. Esta pesquisa foi necessária em vista as fortes mudanças financeiras, econômicas e estratégias de consumo às quais as famílias estão sendo expostas. Para educar cidadãos adultos financeiramente conscientes e responsáveis, a educação financeira deve ser compartilhada, praticada e que faça parte do cotidiano das crianças. Para a execução deste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base na entrevista semiestruturada aplicada a uma família com crianças, com idades entre 3 e 12 anos, escolhidas aleatoriamente dentro dos objetivos da pesquisa. De acordo com o estudo, os pais aplicam os mesmos métodos de educação financeira de que quando criança receberam, valorizam o dinheiro oriundo de trabalho, ganhos atrelados a cooperação nas atividades do lar e desempenho acadêmico. Recentemente as crianças começaram a aproveitar os ganhos para a realização de objetivos e sonhos.

 

Palavras-chave: Educação Financeira. Crianças. Sonhos.

Biografia do Autor

Diego Oliveira Sales

Especialista em Educação Financeira com Neurociência para Docentes; Especialista em Gestão Financeira e Controladoria e Especialista em Docência da Administração. Graduação em Ciências Econômicas, Matemática e Administração. Paesquisador e Escritor

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

SALES, Diego Oliveira. EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS PAIS E O IMPACTO NA VIDA DOS FILHOS. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 29, n. 2, 2021. DOI: 10.25110/akropolis.v29i2.8311. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/8311. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa