SINTOMAS DO ISOLAMENTO SOCIAL UM OLHAR SOBRE O LUTO NA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i1.8342Resumo
No ano de 2020 um vírus denominado SARS-CoV-2, atingiu países do mundo todo, tendo como principais características, a sua alta sobrevivência, capacidade de contaminação e gravidade em casos de internação. Para que seu potencial pandêmico fosse minimizado, diversas agências de saúde do mundo adotaram a estratégia de isolamento social, buscando reduzir aglomerações e o contato entre pessoas infectadas e saudáveis. Entretanto, esta estratégia gerou efeitos psicológicos negativos aos sujeitos, dentre estes, identifica-se a depressão, ansiedade, sentimentos de raiva, medo, insônia, processos de luto, dentre outros. No presente artigo, buscamos compreender os diversos efeitos do isolamento, em especial o luto, sob olhar da abordagem psicanalítica e, através de artigos recentes em plataformas online. Evidenciou-se que os sintomas encontrados, tiveram seu início, ou seu agravamento, em decorrência do isolamento social, incluindo a instauração de processos de luto, tanto pela perda de entes queridos, como pelo modo de viver drasticamente alterado. Compreende-se, então, que o impacto do isolamento social traz sofrimento para o sujeito, na medida em que impede o desenvolvimento das relações humanas. Diante desta perspectiva, torna-se importante compreender aspectos subjetivos desses fenômenos, para estabelecer novas práticas de enfrentamento dos problemas de saúde mental em época de pandemia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.