EDUCAÇÃO SEXUAL EM ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v31i2.015Palavras-chave:
Psicologia histórico-cultural, Educação sexual, Defectologia, Adolescentes com deficiência, Educação especialResumo
longo da história, as pessoas com deficiência foram subjugadas e excluídas da sociedade. Elas eram consideradas inúteis, condenadas à morte e incapazes de compreender sobre seu próprio corpo e sua sexualidade. Assim, este artigo tem como objetivo investigar a educação sexual de adolescentes com deficiência. A pesquisa foi realizada com base na teoria histórico-cultural, utilizando-se de levantamento bibliográfico e da compreensão dos problemas enfrentados pelos sujeitos com necessidades especiais. Os resultados da pesquisa mostraram que a educação sexual de adolescentes com deficiência é geralmente negligenciada. Isso ocorre por falta de informação, preconceito e negação da sexualidade desses indivíduos. O artigo conclui que a educação sexual tanto dos indivíduos com quanto dos indivíduos sem deficiência deve ser abordada de forma inclusiva, considerando os aspectos biológicos, socioculturais e psicológicos.
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