EDUCAÇÃO SEXUAL EM ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Mayara Nunes Almeida Universidade Paranaense
  • Tiago Giacomelli Zanon Universidade Paranaense
  • Matheus Augusto Ciquelero Universidade Paranaense
  • Jeniffer Campos de Camargo Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v31i2.015

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural, Educação sexual, Defectologia, Adolescentes com deficiência, Educação especial

Resumo

longo da história, as pessoas com deficiência foram subjugadas e excluídas da sociedade. Elas eram consideradas inúteis, condenadas à morte e incapazes de compreender sobre seu próprio corpo e sua sexualidade. Assim, este artigo tem como objetivo investigar a educação sexual de adolescentes com deficiência. A pesquisa foi realizada com base na teoria histórico-cultural, utilizando-se de levantamento bibliográfico e da compreensão dos problemas enfrentados pelos sujeitos com necessidades especiais. Os resultados da pesquisa mostraram que a educação sexual de adolescentes com deficiência é geralmente negligenciada. Isso ocorre por falta de informação, preconceito e negação da sexualidade desses indivíduos. O artigo conclui que a educação sexual tanto dos indivíduos com quanto dos indivíduos sem deficiência deve ser abordada de forma inclusiva, considerando os aspectos biológicos, socioculturais e psicológicos.

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Publicado

12-12-2023

Como Citar

NUNES ALMEIDA, Mayara; GIACOMELLI ZANON, Tiago; AUGUSTO CIQUELERO, Matheus; CAMPOS DE CAMARGO, Jeniffer. EDUCAÇÃO SEXUAL EM ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 255–277, 2023. DOI: 10.25110/akropolis.v31i2.015. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/8681. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos