A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES PAIS-MÃES-FILHOS NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DAS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i1.8800

Resumo

Com sucessivas e recorrentes modificações ocorrendo na sociedade contemporânea, a esfera da família e as relações estabelecidas neste meio são reformuladas constantemente. Isto implica em alterações não só das configurações familiares apenas, mas também nas funções e nos papéis que os pais e as mães desempenham na vida dos filhos(as) desde os momentos iniciais e no decorrer do desenvolvimento até a fase adulta. Diante isso, faz-se necessário uma retomada dos conhecimentos da Psicologia, seguindo o referencial teórico psicanalítico, referentes às atribuições paternas e maternas no desenvolvimento psicológico infantil. Esta pesquisa bibliográfica tem por objetivo compreender como as relações entre pais-mães-filhos(as) influenciam no desenvolvimento psíquico das crianças. Apresenta alguns aspectos históricos da instituição família e algumas características do desenvolvimento infantil, de ambiente familiar e interações saudáveis. Utiliza-se como método científico a revisão sistemática da literatura de cunho qualitativo. Conclui-se que as figuras cuidadoras pai e mãe e a qualidade das relações que estabelecem com seus filhos e/ou filhas interferem direta e substancialmente no desenvolvimento emocional destes, sendo necessário, a regulação positiva tanto do ambiente em que as crianças estão inseridas como das interações que com elas são construídas.

Biografia do Autor

Izadora Maria Nielsen de Almeida, Centro Universitário UniFatecie

Graduada em Psicologia (2017-2021).

Pós-Graduanda em Análise do Comportamento Aplicada- ABA (2022).

Psicóloga Clínica no Núcleo Andreia Capucho - NAC (2022).

Alda Penha Andrello Lopes, Centro Universitário UniFatecie

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2012), Especialização em Psicanálise pela Universidade Estadual de Londrina (1995), Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Veda (2017), Especialização em Administração e de Recursos Humanos pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, (1991), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1980). Atualmente é professora titular do Centro universitário UniFatecie, coordenadora do curso de Psicologia do Centro universitário UniFatecie e atua como profissional autônomo na Psicoclínica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia Psicanalítica e Terapia Cognitiva. É membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos e do Conselho de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UniFatecie. 

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Publicado

23-09-2022

Como Citar

ALMEIDA, Izadora Maria Nielsen de; LOPES, Alda Penha Andrello. A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES PAIS-MÃES-FILHOS NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DAS CRIANÇAS. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 30, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/akropolis.v30i1.8800. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/8800. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão