JOGO DA ONÇA, UMA PROPOSTA ETNOMATEMÁTICA CONSTRUÍDA COM MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO RACIOCÍNIO LÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2-004Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Etnomatemática, Meio Ambiente, Materiais Recicláveis, JogosResumo
Os jogos indígenas são atividades lúdicas que congregam entre si o mundo material e imaterial de cada etnia. Nessa perspectiva, o jogo da onça é uma proposta didática que tem como estimular o raciocínio lógico, o pensamento entre outras habilidades importantes para o desenvolvimento educacional dos educandos. Em outra perspectiva, o uso de materiais recicláveis, como metodologia de ensino, trabalha dois tipos importantes de conhecimentos, a importância de se reciclar e a dinamicidade no ensino aprendizado. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral: Identificar as contribuições de jogos indígenas construídos a partir de materiais recicláveis no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Do ponto de vista do percurso metodológico, a pesquisa consistiu em uma revisão de literatura, seguida de uma pesquisa de campo com forma de abordagem qualitativa e quantitativa, descritiva, realizada por meio de um estudo de caso. Os resultados apontam para uma significativa importância do uso de jogos com materiais recicláveis nas atividades de ensino de matemática para o desenvolvimento da concentração e do raciocínio lógico de alunos da educação básica. O Jogo da Onça se apresentou como uma importante ferramenta educativa no estudo desenvolvido, sendo, portanto, uma alternativa etnomatemática para o desenvolvimento dos educandos.
Referências
BELON, F. dos S. Et al. Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino. Brazilian Journal of Development. V.7, 2021
BEZERRA, N. P. SANTOS, R. G. dos. A IMPORTÂNCIA DE JOGOS COM MATERIAIS RECICLÁVES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. IV SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. V. 4, 2018.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica. 2005
FARIA, R. E. O. de; ARAÚJO R. B.; BAUMANN, A. P. P. JOGO DA ONÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS DE MATEMÁTICA PARA TURMA DE EAJA. VI Encontro Goiano de Educação Matemática. V. 6, 2017.
FREIRE, G. D. Atividades interdisciplinares de educação ambiental. Editora Gaia. São Paulo-SP, 2006.
LINS, L. R. do R. T. Et al. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: JOGO DA MEMÓRIA ELABORADO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E JOGO QUEBRACABEÇA NO ENSINO MÉDIO. VI CONEDU, 2017
MACEDO, S. da S. Et al. Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. Research, Society and Development. V. 8, 2019. https://doi.org/10.33448/rsdv8i3.756
MONTEIRO, Sabrina; PISSAIA, Luís Felipe; NUNES, Juliana Coelho Araujo. Etnomatemática: Um campo empírico para análise de estudos de um Evento Científico. Research, Society and Development, v. 8, n. 8, p. e19881143, 2019.
MOREIRA, C. S. Aprendizagem baseada em problemas: relato de uma experiência no ensino em contabilidade. Revista Mineira de Contabilidade. V. 21, 2020.
NOVAK, M. S. J.; FRANCO. E. da S. N. Jogos matemáticos e a formação de professores indígenas nos anos iniciais do ensino fundamental. ACTIO. V. 4, 2019.
PEREIRA, E. da S. Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA. Id on Line Rev. Mult. Psic. V.14, 2020.
PEREIRA, V. L. de S. O uso dos jogos, como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático nas series iniciais do Ensino Fundamental. Revista Psicologia & Saberes. V. 9, 2020b.
SALES, D. O. O lúdico enquanto importante ferramenta para o ensino da educação financeira na fase infantil. Akrópolis. V. 28, 2020.
REIS, A. Q. M.; NEHRING, C. M. A contextualização no ensino da matemática: concepções e práticas. Educação Matemática Pesquisa. V. 19, 2017. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p339-364
SILVA, A. A. Em busca do dialogo entre duas formas distintas de conhecimentos matemáticos. Tese de doutorado em Educação. São Paulo: Faculdade de Educação da USP. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.