O PROGRAMA ESCOLA NOVA 21: UMA MANEIRA EXEMPLAR DE FAZER INOVAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA, DE BAIXO PARA CIMA

Autores

  • Julia Pinheiro Andrade

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-022

Palavras-chave:

Inovação Escolar, Política Pública Educacional, Implementação de Mudança Institucional, Formação de Professores, Formação de Lideranças Escolares, Teoria da Mudança

Resumo

Objetivo: Apresentar as bases teóricas, o processo de implementação e alguns instrumentos formativos do Programa Escola Nova 21 de inovação em formação de lideranças em revisão curricular e de transformação das práticas educativas em prol de um modelo competencial das escolas públicas da Catalunha, implementado institucionalmente entre 2016 e 2019, e ativo ainda hoje. Referencial teórico: Documentos oficiais do programa Escola Nova 21, artigos analíticos sobre inovação escolar desde final do século XX à atualidade e balanços analíticos sobre processo de mudanças institucionais em perspectiva internacional e comparada da UNESCO e da OCDE. Artigos analítico-descritivos do processo de implementação do programa da regional UNESCO da Catalunha. Método: Descritivo-analítico, de revisão da bibliografia teórica e de descrição do instrumental da teoria da mudança e dos processos de formação de lideranças escolares do programa Escola Nova 21. Resultados e conclusão: O sucesso do Programa foi ter gerado a partir da formação de suas próprias lideranças escolares um protocolo de mudança de três anos para (1) criar linguagem comum e orientação para promover a aprendizagem centrada no aluno e abordagens baseadas em competências, (2) formação e treinamento para capacitar a equipe escolar no processo de transformação e (3) organização de rede de redes de co-criação e co-implementação para a um tempo, criar escala e perenizar do processo de inovação para além do seu período de implementação institucional. Implicações da pesquisa: indicação de um processo eficaz de inovação de práticas escolares de todas as unidades escolares de uma rede pública densa e heterogênea por meio da publicação de uma teoria da mudança e de protocolos de mudança co-criados por lideranças escolares em um processo institucional de política pública implementada de baixo para cima. Originalidade/valor: o Programa Escola Nova 21 demonstra a eficácia de conjugar um processo de baixo para cima de transformação de lideranças escolares a partir da formação de uma rede de práticas de escolas-piloto como grupo de referência, que, por sua vez, sistematizam os protocolos de mudança que guiam a organização de um sistema de redes de redes de escolas para implementação da transformação “auto induzida”, contínua e em escala de toda a rede pública da região da Catalunha.

Referências

EDUCATION, Rethinking. Towards a global common good. UNESCO Retrieved June, v. 6, p. 2015, 2015. UNESCO/UNICEF. DECLARATION, Incheon. Framework for Action. Towards inclusive and equitable quality, 1999. Disponivel em: <https://icponline.org/wp-content/uploads/2019/08/b931e6_23f7da6c616041088b7f6fd3933855d8.pdf>.

DELORS, Jacques et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir, v. 6, 1996.

OECD. Innovative Learning Environments. Educational Research and Innovation. Paris, OECD, 2013._____. Schooling Redesigned: Towards Innovative Learning Systems. Educational Research and Innovation. Paris, OECD, 2015._____. The OECD Handbook for Innovative Learning Environments. Paris, OECD. 2014.

UNESCO. “Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial?”.Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Edições UNESCO, 2016. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244670>. Último acesso em 26/03/2023.______. Rethinking Education: Towards a global common good? Paris, UNESCO. 2016.______. Education 2030. Incheon Declaration and Framework for Action. Towards inclusive and equitable education and lifelong learning for all. Paris, UNESCO, 2015.______. Education for Sustainable Development Goals: Learning Objectives. Paris: UNESCO Publishing, 2017.

VALORRY, Eduard. “Rethinking education in Catalonia: the Escola Nova 21 alliance: a case study”. EDUCATION RESEARCH AND FORESIGHT WORKING PAPERS, OECD, UNESCO, 2019. Disponível : <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367467>. Último acesso em 26/03/2023.

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

ANDRADE, Julia Pinheiro. O PROGRAMA ESCOLA NOVA 21: UMA MANEIRA EXEMPLAR DE FAZER INOVAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA, DE BAIXO PARA CIMA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 363–378, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10216. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos