INTERVENÇÕES PARA O ALUNO COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Maria Eduarda Tognette
  • Isabela Chicarelli Amaro Santos
  • Nilson Rogério da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-024

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Espectro do Autismo, Escola, Educação Especial

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de artigos publicados em periódicos científicos que versavam sobre as intervenções existentes no contexto escolar para crianças com TEA. Objetivou-se ainda identificar como essas pesquisas ocorreram e analisar os resultados obtidos. Também buscou materiais sobre o perfil dos profissionais participantes dos estudos, os locais de execução, as estratégias, os recursos utilizados e o aprendizado dos alunos. Foi realizada uma revisão da literatura de estudos publicados nos últimos cinco anos, de 2018 a 2022. Com base no objetivo desta pesquisa, os estudos encontrados com os termos Autis*, combinados (AND) com os termos escola (OR) aluno (OR) estudante, foram consultados nas bases de dados online da Scielo e Capes. Com a aplicação dos critérios de inclusão, chegou-se a um conjunto de dez estudos que abordavam a temática, sendo possível identificar três categorias: discussões comuns em relação às práticas pedagógicas, estratégias e recursos no ambiente escolar, parcerias necessárias para a efetivação dos resultados e a qualificação dos profissionais.  Os resultados encontrados oferecem possibilidades de intervenções práticas e estratégias pedagógicas junto aos alunos com TEA, ainda que a produção bibliográfica seja considerada baixa e insuficiente diante do crescimento da oferta de vagas e inclusão escolar desses estudantes, havendo lacunas a serem exploradas na literatura.

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Publicado

21-06-2023

Como Citar

Tognette, M. E., Santos, I. C. A., & da Silva, N. R. (2023). INTERVENÇÕES PARA O ALUNO COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(1), 392–405. https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-024

Edição

Seção

Artigos