DESEMPENHO ACADÊMICO POR MEIO DE MODELAGEM QUANTITATIVA EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores

  • Gustavo da Silva Faquim
  • Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousa
  • Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso
  • Marcos de Moraes Sousa

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-025

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Avaliação de Desempenho, Carga de Trabalho, Desempenho Acadêmico

Resumo

A análise e reflexão sobre quais variáveis determinam o desempenho acadêmico é relevante tendo em vista a estratégia recente do Instituto Federal Goiano na oferta de Pós-graduação stricto sensu, tornando-se referência na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo analisar as variáveis determinantes do desempenho acadêmico. O estudo teve abordagem quantitativa por meio de coleta de dados secundários. Os dados foram coletados do Relatório de atividades docentes do Instituto Federal Goiano para o ano de 2017. Os resultados sugerem que as atividades de pesquisas e, também a variável gênero, foram estatisticamente significantes na amostra analisada.

Referências

ADLER, A. H. La contribución de la universidad para mejorar el trabajo académico de los profesores de posgrado. education policy analysis archives, v. 29, n. 9, p. 1–22, 25 jan. 2021.

Apple, M. W. (2001). Educação e Poder. Porto Editora Ltda.

BENDASSOLLI, P. F. Desempenho no trabalho: Revisão da literatura. Psicologia Argumento, v. 30, n. 68, 2017.

BESANKO;, D. et al. A economia da estratégia. 5a ed. Porto Alegre-RS: Bookman, 2012.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. DE A. Gestão de competências e gestao de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 1, p. 8–15, 2001.

BRULON, V.; VIEIRA, M. M. F.; DARBILLY, L. Choque de gestão ou choque de racionalidades? O desempenho da administração pública em questão. Revista Eletrônica de Administração - REAd, v. 74, n. 1, p. 1–34, 2013.

CARNEIRO, L. A. V. Desempenho acadêmico no ensino superior: uma análise contextual. [s.l.] UFSM, 2017.

COSTA, L.; SAMPAIO, J. DE O.; FLORES, E. S. Diversidade de Gênero nos Conselhos Administrativos e sua Relação com Desempenho e Risco Financeiro nas Empresas Familiares. Revista de Administração Contemporânea, v. 23, n. 6, p. 721–738, 2019.

DENISI, A. S.; MURPHY, K. R. Performance appraisal and performance management: 100 years of progress? Journal of Applied Psychology, v. 102, n. 3, p. 421–433, 2017.

DINIZ-FILHO, J. A. F. et al. Drivers of academic performance in a Brazilian university under a government-restructuring program. Journal of Informetrics, v. 10, n. 1, p. 151–161, 2016.

EMBIRUÇU, M.; FONTES, C.; ALMEIDA, L. Um indicador para a avaliação do desempenho docente em instituições de ensino superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 18, n. 69, p. 795–820, dez. 2010.

FALAVIGNA, G. et al. Judicial productivity, delay and efficiency: A Directional Distance Function (DDF) approach. European Journal of Operational Research, v. 240, n. 2, p. 592–601, 2015.

FONTOURA, J. S. D. DE Á.; MOROSINI, M. C. A gestão da educação superior no contexto da educação, profissional e tecnológica: Os diferentes focos na pesquisa. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 13, p. 137–149, 18 dez. 2017.

FREITAS, C. S. DE; MEDEIROS, J. J. Social and Organizational Impacts of the Electronic Processing System of the Brazilian Superior Tribunal of Justice. Journal of Information Systems and Technology Management, v. 12, n. 2, p. 317–332, 2015.

GATTI, B. A. Avaliação institucional: Processo descritivo, analítico ou reflexivo? Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 34, p. 7–14, 2006.

IF GOIANO. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI- 2019-2023. Goiânia: [s.n.].

IF GOIANO. Saiba mais sobre o IF Goiano.

IFGOIANO. Regulamento de atividades docentes - rad (Atualizado pela Resolução no 107/2018/CS/IF Goiano de 7 de dezembro de 2018).

IFGOIANO. Processo Seletivo Pós-Graduação 2022/1. Disponível em: <https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/pos.html>. Acesso em: 9 abr. 2022.

KATSIKEAS;, C. S.; SAMIEE;, S.; THEODOSIOU., M. Strategy fit and performance consequences of international marketing standardization. Strategic Management Journal, n. 27, p. 867–890, 2006.

LOPES, A. DE O. B.; ARAÚJO, R. M. DE; COSTA, M. T. P. Gestão de desempenho individual no governo federal: um survey com agentes implementadores em uma organização pública. Revista Interface, v. Edição Esp, p. 83–105, 2020.

MARQUES, A. F. A. C. R. O impacto do sistema de gestão do desempenho nas relações laborais no contexto da administração pública: Perspectivas encontradas na literatura. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v. 12, n. 31, p. 2121–2151, 2018.

MARTINS, A.M.M.S.; ZAFANELI, C. Professor universitário: aprendendo a lidar com o estresse. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, vol. 6, n.1, p. 61-65, jan./jun., 2006

MEC/CAPES. Relatório Qualis. Disponível em: <https://www.gov.br/c apes/pt-br/centrais- de-conteudo/relatorio-qualis-direito-pdf>. Acesso em: 20 dez. 2020.

MEC. Um Novo Modelo em Educação Profissional e Tecnológica - Concepções e Diretrizes. Brasília: [s.n.]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192>.

MELNIKOFF, R. A. A.; MELNIKOFF, E. A. A. Professora, professorinha primeira profissão que legitima a mulher do século XIX. IV CONGRESSO SERGIPANO DE HISTÓRIA & IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH/SE, 2014.

MIRANDA, G. J. et al. Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios. Meta: Avaliação, v. 7, n. 20, p. 175–209, 2015.

MOSCHKOVICH, M.; ALMEIDA, A. M. F. Desigualdades de Gênero na Carreira Acadêmica no Brasil. Revista de Ciências Sociais, v. 58, n. 3, 2015.

OLIVEIRA, K. L. DE; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. DOS. Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 4, p. 531–536, 2009.

PACE, E. S. U.; BASSO, L. F. C.; SILVA, M. A. DA. Indicadores de desempenho como direcionadores de valor. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 1, p. 37–65, 2003.

PERONI, V. M. V. Avaliação institucional em tempos de redefinição do papel do Estado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 25, n. 2, p. 285–300, 2009.

RIBEIRO, V. S. V. Construção de um índice de desempenho acadêmico e inserção profissional dos doutores egressos do Programa de Pós-Graduação em Medicina Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da UFRGS. [s.l: s.n.].

RODRIGUES, A. et al. Gestão de Desempenho: validação de um instrumento de medida. Revista de Ciências da Administração, p. 57–74, 2017.

SANTOS, L. B. et al. Percepções e concepções dos docentes da Rede Federal de Educação acerca da educação profissional e tecnológica: Com a palavra os docentes do Curso Técnico Subsequente em Administração do Instituto Federal do Piauí – Campus Avançado Dirceu Arco Verde. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. 1–22, 2019.

SILVA, A. F. Políticas de accountability na educação básica brasileira: Um estudo do pagamento de docentes por desempenho. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, v. 32, n. 2, p. 509, 21 ago. 2016.

SOUZA, E. S. ENADE 2006: Determinantes do desempenho dos cursos de ciências contábeis. [s.l.] Universidade de Brasília/UFPB/UFRN, 2008.

SPINOZA, R. M. Accountability. In: Dicionário de Políticas Públicas. Barbacena: EdUEMG, 2012.

YIN, ROBERT, K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ZATTI, A. M.; MINHOTO, M. A. P. Política de avaliação do desempenho docente nas redes estaduais de ensino do Brasil. Educação e Pesquisa, v. 45, p. 1–21, 2019.

ZIVIANI, F. et al. O impacto das práticas de gestão do conhecimento no desempenho organizacional: um estudo em empresas de base tecnológica. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, n. 1, p. 61–83, 2019.

Downloads

Publicado

21-06-2023

Como Citar

FAQUIM, Gustavo da Silva; SOUSA , Lívia Aparecida Oliveira de Moraes; CARDOSO, Flávio Manoel Coelho Borges; SOUSA, Marcos de Moraes. DESEMPENHO ACADÊMICO POR MEIO DE MODELAGEM QUANTITATIVA EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 406–424, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-025. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10283. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos