A INTERVENÇÃO ABA NA VIDA ADULTA OU A IMPORTÂNCIA DA TERAPIA ABA NA INTERVENÇÃO PRECOCE

Autores

  • Silvane Pereira de Oliveira
  • Gláucia Pereira da Silva Souza Teixeira
  • Marcos Vieira Araujo
  • Mara Cristina Maia Silva
  • Aldevânia Barreto de Matos
  • Angela Márcia Costa Pereira
  • Neli Alves Pereira
  • Liliane Silva de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-029

Palavras-chave:

TEA, ABA, Comunicação, Comportamento

Resumo

O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento que é caracterizado pelo desenvolvimento atípico com manifestações comportamentais, déficits na comunicação social e interação social, incluindo déficits na reciprocidade social, possui uma causa indefinida que pode ser diagnosticada ainda na infância, que afeta a parte sensório-motores, cognitiva e a interação social. Uma das primeiras etapas de uma intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a avaliação de seu repertório comportamental. As informações obtidas por meio da avaliação do comportamento são a base para o planejamento de uma intervenção. Uma vasta corrente da literatura tem se ocupado em capacitar pais, cuidadores ou profissionais a conduzir avaliações de preferências e o método de ensino por tentativa discreta. Porém, são poucos os estudos que ensinam a implementação de algum método ou instrumento de avaliação comportamental. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa com o intuito de coletar informações de livros, periódicos com autores específicos do tema. Para alcançar os objetivos de: definir o TEA, ressaltar a importância do diagnóstico do TEA, além de analisar a ABA, as comunicações e o repertório comportamental.

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Publicado

22-06-2023

Como Citar

de Oliveira, S. P., Teixeira, G. P. da S. S., Araujo, M. V., Silva, M. C. M., de Matos, A. B., Pereira, A. M. C., … de Almeida, L. S. (2023). A INTERVENÇÃO ABA NA VIDA ADULTA OU A IMPORTÂNCIA DA TERAPIA ABA NA INTERVENÇÃO PRECOCE. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(1), 482–494. https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-029

Edição

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Artigos